ERVAS E ESPECIARIAS


Ervas e especiarias sempre foram usadas na culinária mundial para dar aquele toque “in piú ” (a mais) de cada prato. Cada pessoa tem as própria preferências e, também eu tenho as minhas e aqui agora vou iniciar a descrever as características e como usar cada uma, pelos menos das principais ...

Açafrão
É o estigma ou pistilo retirado da flor chamada “croco”. São necessárias 250.000 flores para extrair 500 g. de estigma, o que justifica seu alto preço. O açafrão é produzido na Espanha, Itália e Irã. O açafrão se encontra em pó ou em estigma. Se usa em pratos com peixes como a Paella, a Boullabaisse e o famoso Risotto alla Milanese. Uma característica é a sua cor amarela.

Alecrim
Erva de sabor acentuado que deve ser usada com discrição em legumes como batatas, aves e carnes.

Alho
É a base do tempero da cozinha moderna. É apropriado para carnes em geral, molhos e massas.

Baunilha
É a vagem de uma orquídea trepadeira. Podemos misturar à vagem ao açúcar e depois utilizar para receitas de bolos, pudins ou simplesmente para adoçar leite ou chocolate.

Cebolinha verde
É uma erva de sabor delicado e agradável que pode ser usada nos mais variados pratos como molhos, patês, massas, omeletes, carnes e peixes. Na culinária contemporânea é muito usada na decoração dos pratos.

Coentro
Podemos usar a folha desta planta e suas sementes inteiras ou em pó. É usada em pratos a base de peixes e frutos do mar.

Cominho
É uma semente que tem sabor marcante e precisa ser usada com parcimônia. Usada com carnes, peixes e legumes é também muito usada na culinária mexicana e nordestina.

Curry
Este condimento é fruto de uma mistura de varias especiarias. É um ingrediente tradicional nos pratos da Índia. É indicado em pratos com frango, carnes e legumes. Seu sabor é marcante e inconfundível.

Gengibre
É uma raiz de sabor e aroma fortes, mas agradável. Pode ser usado em bolos e biscoitos, mas também em carnes de porco, aves e peixes.

Hotelã
É uma erva de sabor suave. Usada em particular em molhos, saladas, carnes. Na culinária é usada bastante também como decoração.

Louro
É uma erva usada como aromatizante em particular nas carnes.

Manjericão
Foi denominada antigamente a “Erva dos reis”. Tem um cheiro e um sabor especial e acompanha muito nem os tomates. Um verdadeiro “sugo all’italiana” não pode ser preparado sem esta erva.

Manjerona
É um manjericão menos nobre.

Mostarda
Os grãos dessa especiaria são utilizados para aromatizar conservas, chutneys. São usados também na preparação de molhos para saladas, verduras, legumes e carnes bovinas e suínas.

Noz Moscada
É uma especiaria usada em vários tipo de molhos. É indicada no tempero de carnes em geral e doces. Um uso apropriado é também em molhos brancos, como Béchamel.

Orégano
É a clássica erva usada na pizza, alem que em molhos com base de tomate.

Papoula
Esta semente tem sabor agradável e crocante. É usada em pães, biscoitos e na decoração dos pratos.

Páprica
É uma especiaria obtida a partir da desidratação e moagem de vários tipos de pimentão. Temos a Páprica doce e a picante. Entra como tempero nas carnes bovinas, suínas e aves. É indispensável na preparação do Gulash.

Pimenta rosa
Os grãos da pimenta rosa são frutos da arvore Aroeria. Seu aroma é marcante, mas não arde. E’ usada em pratos doces e salgados.

Pimenta calabresa
É obtida a partir da secagem e desidratação da pimenta vermelha. Tem este nome porque é muito usada na Culinária Italiana e em particular no Sul da Itália em regiões como Calábria e Sicilia, onde os pratos são sempre mais apimentados. É usada em embutidos, carnes e aves.

Pignoli (pinholi)
É o fruto de uma variedade de pinheiro. Usados em particular na culinária italiana e árabe. É um ingrediente indispensável para o molho “Pesto”.

Salsa
Erva tradicional da cozinha internacional usada em quase todos os pratos. Serve também para a decoração final dos mesmos pratos.

Sálvia
Erva muito difundida na cozinha européia. Excelente tempero para as carnes.

Comentários