O forno de microondas – Parte II


PRINCIPIOS BÁSICOS PARA O COZIMENTO

Formato: Alimentos com formato irregulares como os filés de peixe ou coxa de frango demoram mais para cozinhar nas partes mais grossas. Para que o cozimento seja uniforme, coloque as partes mais finas voltadas para o centro do recipiente e as mais grossas para fora, onde haverá maior recepção de energia.

Quantidade: O tempo de cozimento no forno microondas está diretamente relacionado à quantidade de alimentos que será cozida. Assim uma batata ou um simples pedaço de frango cozinham rapidamente. Mas, quando essa mesma energia tem que ser dividida numa quantidade maior de alimento, o cozimento é mais lento. Alimentos porosos (carne moída ou purê de batatas) cozinham mais rapidamente do que os densos (bisteca ou batata inteira).

Mexer: Mexa os alimentos da borda para centro do recipiente, uma ou duas vezes durante o cozimento, para unificar o calor.

Utensílios: Os recipientes recomendados para o cozimento no forno microondas devem ser transparentes ás microondas, permitindo que elas atravessem o recipiente e cozinhe o alimento. Não são recomendados pratos com decoração metálica, dourada ou prateada, cristais finos, utensílios com ALCA colada, porcelana fina ou plásticos.

Descongelamento dos alimentos
Descongelar alimentos, especialmente carnes cruas, no formo microondas não é somente mais rápido do que outros processos, mas também apresenta melhores resultados. Quando a carne descongela corretamente, ela não perde seu suco natural, que contem proteínas e outros valore nutritivos.Acompanhe o descongelamento e separe as porções já descongeladas. Volte os pedaços ainda congelados para completar o descongelamento.

Reaquecimento
Alimentos reaquecidos no forno microondas parecerão recém cozidos e não reaquecidos. Adapte a potencia ao tipo de alimento. Uma sobra de vegetal poderá ser reaquecida na potencia máxima, em quanto uma lasanha, por conter o queijo e não ser mexida, poderá ser reaquecida na potencia media.

Alimentos industrializados
Com o forno microondas, alimentos industrializados podem ser preparados em muito menos tempo do que pelo processo convencional. Muito já vem com as instruções para o preparo no formo microondas impressos na própria embalagem.
Enlatados: retire o conteúdo da lata e coloque no prato que será servido. Leve o forno por alguns minutos na potencia máxima para aquecer.

Comentários