O forno de microondas


O forno de microondas faz parte nos dias de hoje da nossa vida, 9 pessoas sobre 10 tem um em casa.
Mas não todos sabem realmente como funciona, os eventuais perigos, as vantagens, etc.
O cozimento pelo processo de microondas é largamente utilizado e empregado em outros países, tendo chegado ao Brasil no final da década de 70. Sendo uma tecnologia relativamente recente ainda apresenta muitos preconceitos e até um certo desconhecimento por parte do consumidor quanto ao seu uso, também pela falta de vontade em querer ler todo o manual de instruções.
Uma amiga perguntou sobre que realmente podemos ou não podemos cozinhar em um microondas e então achei interessante fornecer algumas informações.

1. O que são as microondas e como funcionam?
São ondas eletromagnéticas de alta freqüência, do mesmo tipo das ondas rádio, só que muito curtas, chamadas de microondas. Elas não são fonte de calor, mas sim de energia. Sua utilização é muito grande e variada, como transmissão de TV via satélite, radares e também na industria.

2. Como agem nos alimentos?Dentro do forno de microondas há uma válvula chamada Magnetron que converte a energia elétrica em microondas. A vibração dessas ondas de alta freqüência faz com que as moléculas dos alimentos vibrem a 2.450 milhões de vezes por segundo, causando atrito entre elas, atrito que gera calor e cozinha.

3. O forno de microondas é seguro?
Sim, é absolutamente seguro. Foi desenvolvido de modo a não permitir que as microondas não escapem nem prejudiquem a saúde.
O forno de microondas só funciona com a porta fechada e as travas de segurança acionadas. A porta acrílica transparente, possui uma tela metálica que impede qualquer escape de microondas. O interior do forno é revestido de metal que reflete as microondas conservando-as em seu interior. As microondas quando atingem os alimentos se transformam em calor e deixam de existir. O forno de microondas desligado não emite microondas.

4. O prato giratório e a sua importância
Dentro do nosso forno a energia das microondas não é distribuída por igual. Algumas áreas ficam mais quentes do que outras e, conseqüentemente, o alimento não cozinha uniformemente. O prato giratório mantém o alimento girando constantemente para que o cozimento seja uniforme. O sistema simplifica o processo de cozimento, especialmente para aqueles alimentos que necessitam ser trocados de lugar durante o preparo porque o faz automaticamente.

Cozinhar no microondas apresenta várias vantagens:
- limpeza: os alimentos podem ser preparados e servidos no mesmo recipiente;
- aroma: pode-se sentir os aromas dos alimentos, sem o incomodo da fumaça;
- valor nutritivo: sendo o cozimento rápido,em recipiente tampado e com um pequeno acréscimo de água, a retenção dos elementos nutrientes é quase total;
- o descongelamento das carnes é perfeito sem perdas das suas proteínas;
- as crianças podem manusear o forno sem perigo de se queimar.


Algumas das duvidas mais freqüentes:

a) O alumínio pode ser utilizado no forno microondas?
O alumínio não é transparente ás microondas de modo que o alimento dentro das bandejas ou pratos de alumínio só recebem energia das microondas através de sua superfície. As bandejas podem ser utilizadas com a recomendação que sejam baixas (até 3,5 cm de altura) e que estejam completas até as bordas. Inclusive o papel alumínio pode ser usado, convenientemente, para proteger algumas áreas dos alimentos a fim de que não passem do ponto de cozimento. Não os deixe encostar nas paredes metálicas do forno, porque poderá ocorrer faiscamento.

b) O ovo com casca pode ser cozido no formo microondas?
Não, porque está propenso a estourar devido a pressão que se forma dentro da casca.

c) Frituras podem ser feitas no forno microondas?
Não, porque a temperatura do óleo não pode ser controlada. No entanto uma pequena quantidade de óleo pode ser usada para refogar os temperos.

d) Conservas podem ser preparadas no forno microondas?
Não, porque requerem temperaturas muito altas e tempo prolongado de cozimento.

e) Alimentos cozidos no forno microondas não douram?
O dourado depende da quantidade de gordura e do tempo de cozimento, em relação ao tamanho do alimento. Alguns alimentos realmente douram, como o bacon, carnes e aves assadas. Outros douram menos, porque seu cozimento é tão rápido que não há o tempo suficiente.

f) Recipientes não aquecem ao formo microondas?
Os recipientes certos não aquecem, mas se tornarão quentes pelo contato com o alimento. Quando o alimento é aquecido parte do seu calor é transferido para o recipiente, por isso mantenha uma luva anti-térmica sempre pronta.

Comentários