CASSATA SICILIANA


Este é uma clássica sobremesa da minha terra: a Sicilia.
É muito fácil preparar este doce, único inconveniente que do inicio até o fim da preparação precisaremos quase 1 hora e 30 minutos.

Ingredientes para 4 pessoas:

300 ml. de creme de leite fresco
100 g. de açúcar
150 g. de morangos
2 ameixas frescas
3 fatias de pão de ló
1 laranja
1 clara
50 g. de fruta cristalizada

Preparação:

Limpe, lave e deixe a secar os morangos e as ameixas, corte estas frutas em pedaços pequenos. Pegue parte da casca da laranja e corte a “Julienne” (tirinhas finas). Esprema depois a laranja, coe o suco e regue com este as frutas cortadas. Retire a casca e corte o pão de ló em cubinhos. Bata o creme de leite bem firme e reserve na geladeira até o momento de utilizá-lo.
Prepare uma calda, dissolvendo em fogo baixo o açúcar com 3 colheres de sopa de água. Ferva por 1 minuto e apague o fogo, deixando resfriar. Bata a clara em neve, misture-a a calda de açúcar, já fria, e junte tudo ao creme de leite batido. Coloque uma camada desse composto no fundo de uma forma de bolo inglês forrada com filme plástico, distribuindo sobre ela os cubinhos de pão de li, os pedaços de frutas frescas e cristalizadas e a casca da laranja picada. Leve ao freezer para firmar por pelo menos 20 minutos. Repita a operação, fazendo mais uma camada de creme e utilizando o restante dos ingredientes. Alise a superfície do doce e leve-o ao congelador até o momento de servir.
Tire da forma a Cassata e sirva fatiada em pratos.

Sugestão:

Comprando um pouco mais de morangos, podemos preparar uma calda que servirá a decorar a nossa Cassata uma vez no prato. Acrescente também algumas tirinhas de casca de laranja.
O efeito final? Simplesmente fantástico... Buon appetito!

Comentários

Postar um comentário