CANNOLI SICILIANI (Canudos á Siciliana)


Iniciamos este mês de julho com esta receita que talvez seja a sobremesa mais típicas da Sicília, uma região do sul da Itália.

Ingredientes para 12 Cannoli:

Para a massa
120 g de farinha
10 g de manteiga
15 g de açúcar refinado
Meio copo de vinho Marsala (vinho doce típico italiano) ou Vinho do Porto

Para o recheio
400 g de ricota fresca
120 g de açúcar
60 g de frutas cristalizadas mistas
90 g de chocolate amargo picado
Um branco de um ovo ligeiramente batido

Preparação

Formar com a farinha peneirada um pequeno vulcão. Coloque a manteiga em pedacinhos no centro, adicione o açúcar e aos poucos o Marsala. Comece a trabalhar a massa. Quando estiver homogênea, forme uma bola e deixe descansar, cobrindo com uma tigela ou uma toalha.
Pegue a ricota e passando por uma peneira ou simplesmente manipulando com uma colher de pau obtenha um creme. Misture as frutas cristalizadas, com o açúcar e os flocos de chocolate. Guarde na geladeira.
Pegue a massa e, em seguida, com um rolo de madeira comece a trabalhá-la obtendo uma camada muito fina. Se ajude com um pouco de farinha, para não grudar. Em seguida, corte a massa em quadrados de 10 cm. Pegue cada quadrado e enrole ao redor de um tubo de metal (especifico para cozinhar). Use a clara de ovo para fixar a borda superior do quadrado. Agora, aqueça o óleo em uma panela grande e frite até que os cannoli fiquem dourados. Escorra e sem queimar as mãos tire o canudo de metal. Enche cada um com o recheio que estava aguardando na geladeira. Decore as 2 extremidades com duas meias cerejas cristalizadas. Disponha os cannoli em um prato e polvilhe com açúcar de confeiteiro.
Podemos também fazer os cannoli com um recheio todo branco, será suficiente não colocar o chocolate no composto. Teremos assim um visual mais bonito e sabores diferentes...

Comentários