PAELLA


Hoje vamos preparar o prato mais típico e famoso da Culinária Espanhola: a Paella.
Existem vários tipos de Paella e com vários ingredientes: com frutos do mar, só de carnes e até só de legumes. Eu proponho talvez a mais clássica: a versão Valenciana...

Ingredientes para 4 pessoas:

250 g de arroz
1 peito de frango
1 cebola
2 dentes de alho
200 g de tomate
200 g de presunto cozido (cortado em duas fatias)
200 g de lingüiça picante
200 g de ervilhas
1 pimentão vermelho
2 abobrinhas
150 g de camarão
200 g de lulas (já limpas)
1,2 l de caldo
1 pacote de açafrão
Suco de 1 limão
Azeite de oliva extra virgem
Sal e Pimenta do reino


Preparação:

Corte o peito de frango em cubos e doure em uma panela grande com três colheres de azeite. Descasque e pique a cebola e o alho. Lave o pimentão, tire as sementes e as partes brancas internas e corte em cubos. Lave e corte abobrinha também em cubos.
Em outra panela frite a carne picada, acrescente o tomate esmagado, deixe ferver por 10 minutos, adicione o pimentão, abobrinha, ervilhas, presunto picado, lingüiça cortada muito fina e a lula. Coloque o sal e a pimenta do reino e cozinhe por 10 minutos. Acrescente o camarão e continue cozinhando por mais 10 minutos. Derrame o arroz na panela acima dos outros ingredientes, sem mexer. Comece a colocar ao pouco o caldo quente e cozinhe por cerca de 20 minutos. Dissolva o açafrão na panela na ultima concha de caldo, tempere com sal e pimenta a gosto. Regar agora com suco de limão e para finalizar coloque a Paella, por 3 minutos no forno. Sirva quente em pratos individuais.

Comentários