FAGOTTINI VEGETARIANOS COM ZABAIONE SALGADO


A palavra italiana "fagottini" podemos traduzir em português com "trouxinhas" e o Zabaione é um creme doce que acompanha varias sobremesas na Itália. Neste caso o nosso Zabaione não vai ser doce mas salgado!

Ingredientes para 4 pessoas:

80 g de farinha de trigo
1 copo de leite
1 ovo
100 g de batatas
100 g de couve flor
1 abobrinha
30 g de parmesão ralado
4 gemas
3 ramalhetes de manjericão picado
1 maço pequeno de cebolinha
30 g de manteiga
1 copo de azeite de oliva
sal


Preparação:

Coloque a farinha numa vasilha, quebre os ovos e misture com o batedor, acrescentando ao pouco o leite. Bata até obter uma massa liquida e lisa, tempere com sal e deixe repousar pelo menos 1 hora.
Corte as batatas, couve flor e a abobrinha em tirinhas. Leve os legumes á panela com 3 colheres de azeite, 2 colheres de água e um pouco de sal e cozinhe, com a panela tampada, por 15 minutos em fogo médio. Deixe esfriar e acrescente o queijo ralado.
Prepare 4 crepes. Unte uma frigideira antiaderente (diâmetro 18 - 20 cm.) com manteiga e despeje uma quantidade de massa no centro da frigideira, fazendo movimentos circulares para espalhá-la. Asse os crepes por 1 minuto de cada lado. Coloque uma porção dos legumes no centro de cada crepe e feche como se fosse uma trouxinha, amarrando com 2 talos de cebolinha. Para que os talos de cebolinha virem mais flexíveis, antes de usar, afervente em um pouco de água.
Para fazer o zabaione, junte as gemas, um pouco de sal e 1/2 copo de água numa vasilha e coloque este recipiente dentro de uma panela maior com água. Leve ao fogo e cozinhe em banho-maria, mexendo sempre por 5-6 minutos, até obter uma mistura espessa e espumosa. Desligue o fogo e acrescente aos poucos 1/2 copo de azeite de oliva sem parar de misturar. Coloque cada "fagottino"em um prato e decore com alguma colheres de zabaione salgado. Salpique com o manjericão picado.

Comentários