NHOQUE DE BATATA


A preparação dos nhoques é encontrada em varia culturas gastronômicas do mundo. Na Itália os "gnocchi" de batatas iniciaram a ser preparados depois do 1880 quando as primeiras batatas chegaram do continente americano. Na culinária italiana os nhoques, em particular na cidade Roma, este tipo de massa é muito difuso, tanto é que como existe a sexta feira dia do peixe, ás quintas feiras é o dia dos "gnocchi". Existe também um dito popular italiano, para explicar que este prato é sempre bem vindo, que diz: "Ridi, ridi che la mamma ha fatto gli gnocchi" "Ria, ria que a mamãe preparou os nhoques".

Ingredientes:

1 kg de batatas
250 g de farinha de trigo
Sal


Preparação:

Lave as batas, coloque-as em numa panela com água fria e leve a fervura, deixando cozinhar. Quando estiverem macias, escorra-as, retire as cascas e passe pelo amassador. Coloque o purê obtido sobre a mesa. Acrescente os demais ingredientes e misture rapidamente a massa. Divida a massa em pedaços e role-os sobre a nossa mesa enfarinhada, formando bastões longos da espessura de um dedo. Corte em pedaços de 2 cm. Role cada pedaço pelas costas de um garfo, apertando levemente com o polegar para fazer os riscos característicos. É também importante salpicar os nhoques com farinha para evitar que grudem. Cozinhe-os em bastante água fervente e salgada, um pouco de cada vez. Os nhoques estarão cozidos quando subirem na superfície. Nesse momento retire-os delicadamente com uma escumadeira e sirva bem quentes com o molho de sua preferência.
Um truque: o mais importante ao fazer nhoques é utilizar a menor quantidade de farinha de trigo possível para que eles fiquem macios e leves. Poderá também colocar na massa, para que sejam mais saborosos um ovo inteiro.

Comentários