Parliamo un poco di PASTA …




Falamos um pouco de “Pasta” que em português significa massa, macarrão ...
Existem boas razoes para a massa ser um prato tão popular: é barata, prepara-se rapidamente e sem dificuldade, é deliciosa, nutritiva e imensamente versátil.
A massa pode ser servida com molhos com base de tomates, cremes, ovos, fria em salada, com sopas e verduras, estufada, preparada no forno.
Pode comer a massa todos os dias e nunca se enjoar, como fazem os italianos!
Muita gente pensa que os vários tamanhos e forma de massa, seja somente uma coisa visual, uma “frescura” estética: é errado! Cada tipo de massa tem um prato particular para ser usado, um molho que combina no lugar do outro. Você nunca poderá fazer um Spaghetti (espaguete) alho e óleo com Penne. Nunca faça um molho quatro queijos usando spaghetti, o uso correto será com penne, tagliatelle, fettuccine. Um molho á Marinara, com frutos do mar, precisa uma massa comprida (spaghetti, fettucine). Em uma sopa, em um minestrone nunca use os espaguetes ou outra massa comprida, mas uma massa curta. Por que tudo isso? Simplesmente para uma questão de textura, de absorção melhor dos molhos, uma questão de apresentação e sem duvida de sabor!
Muita gente pensa que a massa fresca (ravióli, nhoque, tortellini, linguine, lasanha, etc.) é melhor da massa seca. Não é verdade! A massa fresca fica melhor com molhos ricos feitos com natas e cremes, manteiga e queijos, porquê a sua textura absorve melhor. A massa seca (espaguetes, tortellini, borboletas, penne, parafusos rigatoni, etc.)é a melhor escolha para se servir um vigoroso molho á base de tomate, carne, azeitonas, mariscos, etc. A massa é uma combinação de farinha de trigo, agua, as vezes com ovos e agua. As massas podem ser condimentadas as vezes com uma mistura de ervas, tomate, espinafres e outros legumes.
A massa seca mantem-se até seis meses em uma embalagem fechada. Uma massa fresca se bem embrulhada em plástico poderá durar até quatro meses no congelador.
E a quantidade de massa para servir? Bom uma boa dica pode ser: uma massa com um molho rico de creme de leite, presunto, queijos, ervilhas ou outros legumes, poderemos usar cerca de 60 g de massa por pessoa. Para um molho de tomate, ou um molho sem tantos ingredientes de acompanhamento, poderemos usar como base 100 g por pessoa.
Importante é saber cozinhar a massa. Uma massa seca, ou melhor qualquer tipo de massa deve sempre ser cozida em uma panela grande, alta com muita agua. Quando a agua ferver, acrescentar o sal. Não precisa ser grosso! Não precisa colocar óleo! Se a massa é de boa qualidade não gruda! Deixar de novo ferver a agua depois de ter colocado o sal. Quando estará fervendo de novo, é somente neste momento, coloque na nossa panela a massa escolhida, Cuidando bem do tempo de cozimento. Lembre que a massa seca precisa de mais tempo que a massa fresca. Use para não errar as indicações em cada embalagem. De regra geral, uma boa PASTA, deve ser “al dente”. O que significa? Deve ser tenra mas firme quando se trinca. Se deverá usar um molho e continuar a cozinhar a massa a parte, calcule de tirar a massa 1 – 2 minutos antes que esteja pronta, ou vai passar do ponto. Quando pronta, escorra rapidamente, coloque o condimento escolhido e sirva rapidamente. A massa não pode ficar parada no escorredor ou na panela. Os seus convidados devem esperar a massa e não o contrario! Preparando uma massa fria, escorra e passe por agua fria para parar rapidamente o cozimento (choque térmico). Coloque neste caso um pouco de azeite de oliva e depois acrescente os outros ingredientes, Cubra e coloque na geladeira e...BUON APPETITO!

Comentários

Postar um comentário