COGUMELOS, CHAMPIGNONS, FUNGHI SECCHI, ETC.






Os cogumelos entram com força na culinária contemporânea e tem uma infinidade de tipos! Não se sabe ao certo quantas espécies de cogumelos existem. Estima-se que há cerca de 6.500 tipos, incluindo os venenosos, os alucinógenos, os ornamentais, os comestíveis e os medicinais. Mas porque consumir estes “fungos”? Bom os cogumelos além de ter um baixo teor calórico e um baixo teor de lipídeos, são ricos de vitamina C e sais minerais, principalmente potássio e sódio. São uma excelente escolha para complementar os nossos pratos, com uma preparação muito fácil e versátil, dando sempre um toque chique. Existem frescos, secos ou em conserva.

• Para ter uma base de cálculo na hora de comprar, saiba que ½ Kg de cogumelo é suficiente para quatro pessoas.

• O cogumelo pode ser frito ou refogado. Para fritá-lo, basta colocar um pouco de manteiga ou margarina numa panela, levar ao fogo baixo e acrescentar o cogumelo. Ele pode ser refogado na manteiga, preparado ao alho e óleo ou entrar como ingrediente de molhos.

• Se os cogumelos estiverem um pouco escuros, deixe-os de molho em água com suco de limão. Eles voltam a ficar clarinhos.

• Para saber se os cogumelos estão realmente frescos, coloque uma colher de prata na panela em que estão sendo fervidos. Se a colher escurecer, jogue tudo fora
Vamos tentar identificar os tipos mais comuns e com quais ingredientes podemos combina-los.

Champignon, talvez um dos mais comuns. É de cor clara, com uma textura lisa no chapel. São de tamanho pequeno. Usados particularmente na preparação de estrogonofe, com saladas e nos pratos orientais. (1ª foto)

Portobello, é maior do champignon e mais escuro. Se acompanha bem com massas e risotos. Podemos comer também este cogumelo grelhado com azeite de oliva e limão. Muito bom! (2ª foto)

Funghi secchi (palavra italiana), são fungos desidratados, de cor escura. Antes de usar se devem deixar na agua para tomar o aspecto e a textura natural. Combinam com risotos (Risotto ai funghi), carnes, massas e pratos que precisam de garra ... (3ª foto)

Shitake, com um sabor acido e intenso, tem uma forma de chapéu. São os clássicos cogumelos que se encontram nas historias e nos livros das crianças. Essencial na culinária oriental, combina com peixes, carnes, risotos e massas. (4ª foto)

Shimeji, com forma de cacho é um dos cogumelos mais delicados. Encontramos de cor branca ou salmão. Usaremos este cogumelos com pratos mais delicados, peixe ou carnes brancas, sopas e saladas. (ultima foto)

Estes são simplesmente os mais comuns, mas existem mais de 2.000 tipos diferentes de cogumelos comestíveis.

Comentários

  1. Muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Achei extremamente interessante e culta a sua matéria, parabéns chefe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário