Cogumelos com ovos de codorna


Ingredientes:

2 cebolinhas-brancas, cortadas em rodelas finas (ou use 1 cebola roxa pequena)
1 dente de alho, amassado
1 folha de louro
200 ml de caldo de legumes
100 g de cogumelos shiitake
100 g de cogumelos hiratake
100 g de cogumelos champignon
2 colheres (de sopa) de vinho Marsala ou Porto
1 alho-poró médio, cortado em tiras de 2,5 cm de comprimento
1 colher (de sopa) de azeite de oliva
1 colher (de chá) de suco de limão
12 ovos de codorna
1 molho de almeirão, separado em folhas
100 g de folhas frescas sortidas para saladas, como rúcula, radicchio, verde e salsinha
Sal e Pimenta do reino

Preparação:

Coloque a cebolinha-branca, o alho e a folha de louro numa panela grande. Adicione o caldo, deixe levantar fervura, tampe e deixe ferver em fogo baixo por 10 minutos.
Enquanto isso, corte o shiitake em fatias grossas e parta os champignons e o hiratake em pedaços menores, deixando os pequenos inteiros.
Adicione o Marsala, ou o Porto, e o shiitake ao caldo. Ferva em fogo baixo, sem tampar, por cerca de 3 minutos. Acrescente os champignons e o hiratake, e cozinhe por mais 1 a 2 minutos, ou até amaciarem.
Com uma escumadeira, retire os cogumelos e qualquer pedacinho de cebolinha-branca preso a eles e transfira para uma saladeira.
Adicione o alho-poró ao caldo e cozinhe por 3 a 4 minutos ou até amaciar. Retire-o com uma escumadeira e junte aos cogumelos.
Ferva o caldo em fogo alto por cerca de 5 minutos ou até que esteja reduzido a 5 colheres de sopa e com consistência de xarope. Coe o líquido numa peneira bem fina para remover qualquer grãozinho restante) e passe para um recipiente. Acrescente o azeite, o suco de limão, o sal e a pimenta do reino a gosto e misture. Regue os cogumelos e o alho-poró com 3 colheres de sopa desse molho e misture delicadamente. Deixe esfriar.
Agora cozinhe os ovos de codorna em água fervente por 1 a 2 minutos, dependendo do ponto de cozimento que você preferir. Mergulhe-os em água fria e descasque-os.
Coloque as folhas de alface e as ervas numa saladeira. Regue com o restante do molho e misture bem. Distribua as folhas por 4 pratos e ao lado delas arrume a mistura de cogumelos. Corte os ovos de codorna ao meio e coloque 6 metades em cada prato. Sirva imediatamente

Comentários