AÇAFRÃO... a maravilha amarela

Hoje quero falar um pouco de açafrão. Quando se trata de açafrão, poucos sabem realmente o que é, e quais são os métodos de cultivo desta especiaria antiga.
Açafrão, que usamos para dar aquele sabor inconfundível a tantos pratos deliciosos nada mais é que o pistilo da flor do Crocus Sativus, que pertence à família das Iridacee e, tem flores de cor violeta, folhas em forma de lança e floresce no outono europeu.
É colhida a partir de meados de outubro até o final do mês (na Itália), na parte da manhã, o açafrão é pacientemente escolhidos a dedo por mulheres com mãos habilidosas e gentis, treinadas para não danificar os estigmas preciosas com um processo totalmente manual, que explica o alto custo do mesmo. São, na verdade, cerca de 120.000/150.000 flores para obter um quilograma de produto acabado, porque cada um tem apenas três a cinco estigmas. O açafrão é obtido a partir dos três estigmas da flor vermelha e roxa, moderadamente separados manualmente e colocadas a secar no mesmo dia da coleta.
Na Itália, há uma pequena produção de açafrão localizada em Abruzzo, na Sardenha, Toscana e Úmbria. O açafrão produzido em Abruzzo é considerado o melhor do mundo pela sua qualidade. A análise mostra que a alta porcentagem de carotenoides no açafrão e que contêm crocina são formidáveis antioxidantes naturais, vitaminas B1 e B2, que contribuem para o metabolismo das gorduras e também o tornam um excelente digestivo.
O Crocus Sativus é uma planta nativa do Oriente Médio, introduzido na Itália por um padre dominicano em 1300. Este tempero nos tempos antigos era conhecido não apenas para uso na culinária, mas por sua excepcional propriedade medicinal e de fato foi visto como um antiespasmódico e no Renascimento, era considerado quase uma panaceia.

                                                                    Graças aos muitos ingredientes ativos, esta especiaria aumenta a secreção de suco gástrico e da bile, estimulando as funções digestivas.
Na mitologia grega, o deus Hermes utilizava o açafrão como um afrodisíaco para despertar o desejo e energia sexual. Essa especiaria, de fato, foi demonstrado que age sobre as glândulas suprarrenais, estimulando a produção de hormônios como adrenalina e cortisol, que tonifica a esfera sexual. Ao dar bondade e sabor aos alimentos, o açafrão tem a grande vantagem de não adicionar gordura e calorias no nosso corpo, de fato, a ingestão calórica desta especiaria é praticamente zero: 1 sache de 15 gramas é igual a 0,4 kcal e também por este motivo o açafrão é cada vez mais utilizado em dietas. A medicina chinesa e a moderna fisioterapia usa muito o açafrão para as suas propriedades de desintoxicação e efeitos anti-inflamatórios. Os benefícios do açafrão também são explorados pela medicina indiana que acrescenta este tempero em vários pratos, a fim de facilitar a digestão e prevenir infecções intestinais.
O açafrão dá o seu melhor resultado em pratos com arroz, mariscos e frutos do mar, carnes brancas como frango, coelho e também com carnes vermelhas. É igualmente apropriado para condimentos de vegetais com um sabor mais sutil, como abobrinha e chicória. Por último, em particular na culinária contemporânea, é usado em doces, biscoitos, pudins e sorvetes. Acho que não preciso acrescentar mais nada sobre os benefícios e a bondade desta especiaria! Vocês já entenderam que o açafrão é um dos meus temperos favoritos ...




Comentários

  1. Estupenda matéria... parabéns chef Enrico! Estamos esperando um seu retorno em Campos do Jordão.
    Um abraço
    Chef Carlos Marchetti

    ResponderExcluir
  2. Lulu M. Ramalho & Co.14 de outubro de 2010 às 01:43

    Terminamos agora de trabalhar, mais um dia se foi e com vários colegas estamos vendo o seu blog. Muito boa e muito interessante esta matéria sobre o açafrão. Complimenti chefe! Se fala assim em italiano? RSRSRSRS
    Um abraço da toda a nossa equipe.

    ResponderExcluir
  3. Realmente bom este post. Muito interessante, realmente eu como outras pessoa não saberiam todas estas informações e depois de conhecer todas estas propriedades do açafrão eu, pelos menos, vou tentar comer mais alimentos com o açafrão... pena que aqui no Brasil é assim caro.

    ResponderExcluir
  4. Se o açafrão verdadeiro é feito pelas flores, aquela raiz que a gente compra aki, bem barata não é açafrão? Se chama açafrão da terra, mas por quanto eu vi nesta matéria não tem nada ver...

    ResponderExcluir

Postar um comentário