RISOTO DE FRUTOS DO MAR

O risoto de frutos do mar (ou em italiano á Pescatora) é um prato da cozinha italiana clássica, excelente nos meses frios tanto nos quentes. Naturalmente, o risoto de frutos do mar terá um tremendo resultado se feito com peixe fresco, apesar de seu custo final de preparação será economicamente mais caro. Embora na aparência possa parecer uma receita muito complexa, na verdade, o risoto de frutos do mar não exige conhecimentos específicos e habilidades na cozinha, é importante escolher com cuidado os peixes com os quais preparar este prato e ter um pouco de paciência.
O risoto com frutos do mar que proponho nesta receita é preparada com mexilhões, vongoles, camarão e lula, mas esse tipo de peixe pode variar dependendo do seu gosto ou de acordo com a disponibilidade de peixes. Muitos também adicionam o polvo e molho de tomate ... depende sempre do gosto de cada um. Lembre-se de uma coisa: com este prato (como com quase todos os pratos com a base o peixe) não se usa o parmesão ralado.

Ingredientes para 4 pessoas:

2 dentes de alho
½ l de caldo de peixe
400 g de lula
1 cebola
800 g de mexilhões
800 g de vongoles (moluscos)
350 g de camarões (grandes e pequenos)
Azeite de oliva extra virgem
Sal e pimenta do reino
Salsinha (uma xicara de leite)
400 g de arroz para risoto
1 copo de vinho branco seco

Preparação:

A primeira coisa a fazer para preparar o risoto com frutos do mar é limpar o peixe. Para as vongolas: escolha uma por uma, descartando as quebradas e as coloque de molho (de preferência durante uma noite) em uma bacia de água fria. Para os mexilhões: os limpe por fricção, com uma malha de aço sob água corrente.
Eviscere as lulas, tire a pele, lave em água fria corrente, depois corte em rodelas, em seguida, tire as cascas dos camarões e lave bem.
Agora vamos para o cozimento das vongolas e mexilhões. Pegue duas panelas grandes, coloque em uma as vongolas e na outra os mexilhões. Cubra com uma tampa e cozinhe em fogo alto até que todas as conchas não serão abertas (precisará poucos minutos). Quando estes moluscos serão abertos, desligue o fogo, tire a água através de uma peneira e reserve.
Agora tire as cascas, reservando só algumas inteiras (com as cascas) que servirão para a decoração final do nosso risoto. Vamos para o cozimento da lula. Prepare uma mistura com a salsinha, alho, uma pimenta vermelha (inteira ou picada se é do seu gosto um sabor mais forte) e em seguida refogue as lulas. Misture com meio copo de vinho branco e cozinhe até que quando elas se tornam macias. Enquanto isso, prepare o arroz. Em uma panela grande doure a cebola no óleo e em fogo muito baixo, até que a cebola se torne transparente. Acrescente agora o arroz, toste por 2 minutos e adicione a outra metade do vinho branco. Uma vez que o vinho evaporou continue a cozinhar, adicionando um pouco de cada vez, o caldo filtrado dos moluscos. Adicione o camarão, a lula, a salsinha picada e deixe cozinhar por 5 minutos e, se necessário você pode adicionar um algumas conchas de caldo de peixe.
Após este tempo, misturando sempre bem o nosso arroz, adicione os mexilhões e as vongolas também com a casca. Deixe o arroz descansar por alguns minutos e se gostar polvilhe o risoto por cima com um punhado de salsinha picada. Sirva o risoto com frutos do mar enfeitando com os mexilhões inteiros e as vongolas que têm mantido de lado. Buon appetito!

Comentários

  1. Verdade Enrico, eu quando faço o este risoto coloco o pólipo (acho que se chame também assim em italiano neh?), geralmente os tentáculos que também são mais bonitos para ver e um pouco de molho de tomate. Mas vou experimentar esta sua receita, assim mesmo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário