RAGÚ

O ragú è um clássico molho italiano, onde se mistura a carne moida com o molho de tomate, vinho, etc. e destinado a temperar a massa.

Ingredientes:

120 g de patinho bovino
120 g de lombo de porco
80 g de pancetta
1 cebola
1 cenoura
1talo de salsão
50 g de manteiga
200 ml de vinho tinto seco
Caldo de carne
250 g de tomates frescos, maduros e picados
1 colher (de sopa) de extrato de tomate
Sal e pimenta do reino

Preparação:

Moer as carnes e reserve. Pique bem a pancetta, a cebola e o salsão. Numa panela refogue esta mistura com uma manteiga já aquecida, por cerca 10 minutos, cuidando que não doure demais, Junte as carnes, mexendo até ficar levemente douradas. Deglaçe as carnes com metade do vinho tinto, misture bem e deixe o vinho reduzir á metade. Adicione 2 conchas de caldo de carne já aquecido e cozinhe até que todo o liquido tenha evaporado. Acrescente outra concha de caldo, o restante do vinho e o extrato de tomate. Mexa bem e cozinhe até que os líquidos tenham reduzidos por completo. Ajuste com sal e pimenta, acrescente os tomates frescos, junte mais uma concha de caldo, reduza o fogo e deixe cozinhar por cerca 40 minutos, até que o ragu fique denso.

Agora cozinhe a massa de sua preferencia e quando estiver pronta despeje por cima e polvilhe com abundante parmesão ralado e, buon appetito!

Comentários

Postar um comentário