RISOTTO COM CHAMPAGNE E LAGOSTINHAS

O risotto com lagostinhas e Champagne, é uma receita rica e deliciosa, que não se prepara para cada dia e, portanto, adequado para ocasiões especiais, tais como almoços ou jantares de Natal.
De fato, justamente por sua abordagem muito delicada, mas saborosa, entre o “perlage” do Champagne e as lagostinhas, este risotto veio com o passar do tempo, a ser considerado uma das receitas puramente típicas do período de Natal e do fim de Ano.
Definitivamente, uma ideia original e, ao mesmo tempo simples na preparação que os seus convidados irão apreciar...

Ingredientes para 4 pessoas:

1 dente de alho
1 l de caldo de peixe
80 g de manteiga
1 copo de Champagne
Azeite de oliva extra virgem (4 colheres de sopa)
Sal
Pimenta do reino
1 ramalhete de salsa
320 g de arroz para risoto
1 cebola branca
12 lagostinhas
1 copo de Cognac

Preparação:

Tire as cabeças das lagostinhas e limpe os crustáceos. Reserve as carcaças que usaremos para fazer o caldo. Vamos preparar o caldo de peixe. Se não tiver em casa carcaças de peixes, cabeças, etc. use um caldo já pronto. Antes disso pegue as carcaças das lagostinhas e coloque em uma panela com um pouco de óleo, a salsa picada e o copo de Cognac. Misture tudo por alguns minutos até que o Cognac evapore. Acrescente as carcaças ao caldo de peixe e deixe ferver. Pegue as lagostinhas e refogue na manteiga com um pouco de salsinha picada, coloque um pouco de sal e depois reserve. Agora prepare o risotto da forma tradicional. Coloque uma cebola branca picada na panela com um pouco de manteiga, doure ligeiramente. Depois despeje o arroz e faça tostar, sem que queime. Adicione o Champagne e deixe evaporar. Comece a misturar o arroz e acrescente ao pouco o caldo de peixe, bem quente. Quando o arroz estiver al dente, acrescente aa lagostinhas, um pouco de sal e a pimenta do reino. Misture por alguns minutos e, desligue o fogo acrescentando o restante da manteiga. Sirva o risotto polvilhado com um pouco de salsa picada. Se desejar decore cada prato com uma lagostinha inteira e ... Buon Appetito!

Comentários