VITEL TONNATO

Hoje vou apresentar uma receita da região Piemonte, na Itália, o Vitel Tonnato (vitela ao molho de atum). Na verdade esta é uma boa entrada piemontês mas conhecida em toda a Itália. O nome não é francês, como pode parecer, mas do dialeto piemontês. Na prática, é um prato de carnes frias, com um molho feito de atum, e há duas versões: uma simples e uma mais trabalhosa. A simples usa diretamente para a preparação do molho maionese (já pronta) e atum, a trabalhosa pretende preparar um molho com os ingredientes mais ad-hoc. Eu mostro aqui a receita mais trabalhosa, mas na realidade a diferença entre as duas versões é somente o tempo para se preparar, o resto é bastante simples. A única parte difícil é a escolha da carne, na Itália tem o girello, que é uma parte tenra, também considerado como um primeiro corte da coxa. Este é um corte magro, sem nervos, que devemos cortar fatias finas. No Brasil podemos usar alcatra ou file mignon, uma peça inteira, e com facilidade de corte.

Ingredientes:

para a carne

1 kg. alcatra
1 cebola
1 cenoura
1 talo de salsão
1 dente de alho
Folhas de salsa
Alecrim
Pimenta em grãos
1 litro de vinho branco seco

para o molho
4 ovos
150 g. atum em óleo
½ xícara de azeite de oliva
Alcaparras
3 filés de anchova
Vinagre
Sal e pimenta

Preparação:

Vamos fazer antes a carne: primeiro você vai marinar a carne por doze horas em uma panela bastante grande com o vinho e com as especiarias e as hortaliças. Depois deste tempo, cubra de água até cobrir completamente a carne e cozinhe em fogo médio por cerca de cerca de uma hora e meia. Não adicione sal. Quando cozida, retire a carne da panela e deixe esfriar bem. Não jogue fora o caldo porque você vai precisar mais tarde. Agora, prepare o molho no liquificador, colocando o ovo cozido, anchovas, alcaparras e atum. Acrescente o óleo e, em seguida, adicione algumas gotas de vinagre, sal e pimenta a gosto. O molho deve ser cremoso e se ainda estiver muito compacto, poderá diluir com um pouco de caldo de cozimento da carne. Agora pegue a carne e corte em fatias finas. Coloque as fatias em um prato e cubra com o molho de atum e um pouco de salsinha picada ou algumas alcaparras. Coloque o prato na geladeira e retire uma hora antes de servir.

Comentários

  1. caro amigo,

    em português não existe azeite de oliva! Quanto muito seria azeite de oliveira ou azeite de azeitona (oliva nem sequer existe), mas do momento em que é zeite será sempre de oliveira ou de azeitona. Tudo o mais é óleo!
    Temos palavras em português, porquê "aportuguesar" palavras estrangeiras? Portugal é um dos maiores produtores mundiais de azeite e aqui produz-se azeite desde a antiguidade, há milhares de anos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário