MAIONESE












Começamos o mês de maio falando de molhos: molhos muitos rápidos e que podem mudar completamente o sabor de uma simples salada.
A rainha dos molhos é naturalmente a Maionese, talvez para ser assim conhecida e versátil. É um dos molhos básicos da cozinha internacional, da qual podemos  obter muitos outros, como o Molho Russo (acrescentando ketchup, pepinos, cebolas e rabanete ralado), o Molho Escandinavo (mostarda, mel) e Molho Remoulade (com mostarda, alcaparras, pepinos, anchovas, salsa picada e estragão).
Ingredientes:
5 dl de óleo de soja
4 gemas
A ponta de uma colher (de chá) de mostarda
1 colher (de sopa) de suco de limão
1 colher (de sopa) de vinagre
Sal

Preparação:
Despeje as gemas em uma tigela e amasse por alguns segundos com um batedor, adicione o suco de limão, sal e mostarda e continue a bater, sem interrupção. Depois de alguns minutos, comece a incorporar o óleo, mexendo sempre com um batedor. Gradualmente aumentar o fluxo de óleo, até termine. Finalmente, o vinagre aquecido (você também pode usar o micro-ondas) e depois incorpore. A maionese está pronta!
Dicas:
Para um sucesso completo, usar sempre os ingredientes em temperatura ambiente. O ponto de partida é mais sutil: tentar misturar os ingredientes sem parar e sempre colocar o óleo um pouco de cada vez. No momento que o molho adquire a consistência, você poderá prosseguir com menos cuidado. Nunca adicione sal até o fim da preparação: a maionese poderá desabar. Se você não pretende usar imediatamente a maionese para torná-lo mais estável ao final do processo, adicione uma colher de sopa de água fervente.

Comentários