PIMENTA !!!

Depois do sal, a Pimenta é o condimento mais utilizado no mundo e encontrado em quase todos os lugares atualmente. As pimentas realçam o sabor dos alimentos e, dependendo do prato, deve-se diferenciar a variedade para combinar o sabor e o ardume. Hoje então a matéria do meu BLOG será a ... PIMENTA !!!

História da Pimenta

As pimentas são originarias das Américas e foi no tempo do Descobrimento que elas foram introduzidas no resto do mundo. Os pontos "quentes" no mundo das comidas picantes são: México, Guatemala, a maior parte do Caribe e África, parte da América do Sul, Índia, Indonésia, Malásia, Coréia, Tailândia, sudoeste da China, os Balcãs e América do Norte. As pimentas pertencem ao gênero Capsicum, da mesma família da batata, tabaco, petúnia, entre outras. Seu nome varia muito em cada lugar onde é cultivada e a mesma planta pode receber vários nomes. As pimentas parecem ter surgido a 7.000 anos a.C. na região do México Central. O primeiro europeu a descobrir foi Cristóvão Colombo em uma das suas viagens para a América em 1493, quando procurava uma fonte alternativa de pimenta preta, condimento favorito na Europa na época. Após um século, as pimentas vermelhas tinham se espalhado por todos os continentes. A pimenta vermelha é nativa do Hemisfério Ocidental e provavelmente evoluiu de uma forma ancestral na região da Bolívia e Peru. As primeiras pimentas consumidas foram coletadas provavelmente de plantas selvagens. Aparentemente os índios já cultivavam pimentas entre 5.200 e 3.400 a.C., o que coloca as pimentas entre as plantas cultivadas mais antigas das Américas. Não é exatamente conhecido quando foram introduzidas as pimentas no Novo México. Elas podem ter sido usadas pelos nativos indígenas como um medicamento, uma prática comum entre os Maias. Até que o espanhol chegasse no México, os fazendeiros Astecas já tinham desenvolvido dúzias de variedades. Sem dúvida, estas pimentas foram as precursoras do grande número de variedades achadas hoje no México. Se foram comercializadas pimentas nos pueblos de Novo México ainda não está claro. Porém as pimentas são cultivadas no Novo México durante pelo menos quatro séculos.

Aspectos Nutricionais

São um alimento extremamente nutritivo. Contém vitamina A, B e C além de quantidade significante de magnésio, ferro e aminoácidos. O Ácido Fólico e o Betacaroteno presentes nas pimentas tem poderes anticancerígenos. As pimentas aumentam a taxa metabólica do organismo e este efeito térmico faz com que aproximadamente 6 gramas de pimenta queimem cerca de 45 calorias. Cores e sabores fortes estão intimamente ligados. Pimentas vermelho vivo são superiores em sabor que as verdes. Além disso tudo, toda pimenta muda de cor de acordo com sua maturação, indo do verde para outra matiz, principalmente o vermelho. Dentre suas propriedades terapêuticas podemos destacar ser um antibiótico natural e ter propriedades cicatrizantes.

Tipos de Pimentas

A pimenta mais forte do mundo é a Pimenta Bhut Jolokia. Ela atinge o grau máximo na escala que mede a ardência das pimentas. É altamente recomendável o uso de óculos e luvas no manuseio desta pimenta.



Pimenta Americana ou Doce. Apresenta frutos alongados de cor verde intenso e brilhante. É uma pimenta de baixo aroma e pungência doce, utilizada  no preparo de vários pratos da comida brasileira, muitas vezes substituindo o pimentão.

A Pimenta Branca é  a pimenta do reino madura e seca que é descascada. Bem menos picante do que a pimenta preta é encontrada em pó ou em sementes. É utilizada em maioneses, peixes, molhos brancos, sopas claras e no tempero de saladas.

A Pimenta Cambuci ou Chapéu de Frade, apresenta frutos verdes (imaturos) e vermelhos (maduros) na forma de uma campanula ou sino. De pungência doce e de aroma baixo é utilizada em saladas e cozidos.

A Pimenta Chili proveniente do México, é uma pimenta extremamente picante, utilizada no preparo de pratos mexicanos e italianos. Ideal para sopas, cremes, molhos cremosos e de tomate, frutos do mar, carnes, aves, vegetais e coquetéis.


Pimenta Cumari. É uma pimenta pequenina, muito picante, ligeiramente amarga e de baixo aroma. Nativa da mata brasileira, apresenta frutos arredondados ou ovalados, verdes (imaturos) e vermelho (maduros). Encontra-se fresca ou em conserva.

A Pimenta Dedo de Moca apresenta frutos alongados de coloração verde (imaturos) e vermelhos (maduros), com uma pungência picante baixo e aroma baixo. Mais suave da malagueta é uma pimenta saborosa que pode ser encontrada na forma de flocos com sementes, recebendo o nome de Pimenta Calabresa. É muito utilizada em molhos e uma grande variedade de pratos.

Pimenta Habanero. Originaria do Caribe e da Costa Norte do México, foi a primeira pimenta a ser cultivada pelos Maias. É utilizada fresca, seca ou em molhos. Tem um sabor muito forte que persiste na boca. As suas cores varia, entre amarelo, laranja e vermelho.

Pimenta Malagueta. Apresenta variedades com pungência de médio a alto e baixo aroma e frutos alongados verdes (imaturos) e vermelhos (maduros). É muito utilizada em molhos de pimentas, conservas, como condimento no preparo de peixes, carnes, em feijoadas e no acarajé.

Pimenta da Jamaica. Semente aromática, nativa das Américas e do Oriente que se encontra em pó ou em grãos. É pouco picante e ligeiramente adocicada. De coloração marrom, possui sabor e perfume que evocam a noz moscada, o cravo e a canela. É utilizada em conservas de legumes, carnes de caça, frutos do mar, patês, doces, tortas e pudins.

Pimenta de Bode. Apresenta frutos verdes (imaturos), amarelo ou vermelhos (maduros), arredondados ou achatados, tipo pitanga. Sua pungência é alta e seu aroma também. Se utiliza no preparo de carnes, arroz, feijão e em conservas.

Pimenta de Cheiro, apresenta frutos alongados, arredondados, triangulares e retangulares. Seus frutos quando maduros variam desde o amarelo-leitoso, amarelo-forte, alaranjado, salmão, vermelho e até pretos. Existem variedades com pungência doce, picante baixo e até picante alto. Seu aroma é alto, sendo bastante utilizada em saladas, como condimento para carnes, principalmente peixes.

Pimenta do reino. A pimenta do reino é uma das especiarias mais antigas e mais utilizadas no mundo. Pequena e de formato arredondado, tem um sabor forte e levemente picante. Originaria das florestas equatoriais da Ásia, principalmente da Índia, apresenta coloração verde, se imaturas e, vermelha quando madura. Seca ou conservada em salmoura, mantem a cor original dependendo do seu estagio de amadurecimento. Quando fervidas e depois secas, tornam-se negras e por isso são também conhecidas como pimenta preta.

Pimenta do Reino Verde. É a pimenta do reino colhida em seu estagio inicial de desenvolvimento, quando ainda está verde. É utilizada em pratos como o steak de filé mignon com poivre vert (pimenta verde em francês).

Tabasco. É originário do Chile, é encontrada também na Louisiana, onde existe uma grande companhia de pimentas que leva seu nome e a tornou famosa. É uma pimenta saborosa e bastante picante.


e para terminar uma curiosidade:

  
antes de começar a falar sobre a pimenta rosa preciso fazer uma consideração muito importante, a pimenta rosa não é uma pimenta como a pimenta-do-reino, por exemplo.
A pimenta rosa (Schinus terebinthifolius Raddi), uma espécie nativa do Brasil, parente do caju, da manga e do cajá-mirim. Além do nome pimenta rosa a planta é conhecida também como: aroeira, aroeira-vermelha, aroeira-pimenteira, pimenta do Brasil, aroeirinha, pimenta brasileira. O mais interessante é que as sementinhas não ardem como qualquer outra pimenta, tem somente o sabor, que é muito próximo ao da pimenta-do-reino, o que causa certo receio à quem desconhece a pimenta rosa e é convidado a colocar uma diretamente na boca.
É usada principalmente como elemento de decoração e entra na composição de pratos salgados e doces, combina com todos os tipos de carnes, frutas e geleias, pode ser colocada em sorvetes, é perfeita chocolate e sempre que precisamos de um contraste de cores na montagem dos pratos. Na França é chamada de poivre rose e em inglês pink pepper.

Comentários

  1. Que interessante! Aprendi um monte com esta matéria...adorei

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que apimenta rosa não era uma pimenta...mas eu adoro da mesma forma, talvez pq tem um sabor mais suave...acho muito agradável.

    ResponderExcluir

Postar um comentário