ATUM COM CAPONATA

A caponata é um dos pratos mais populares e usados na Sicília, bem como é considerado um dos pratos tradicionais da ilha. É realmente um pouco trabalhosa a preparação, mas o resultado final é excepcional. O outro ingrediente "príncipe" deste prato é o atum. Este peixe é capturado ao longo do mar da Sicília e, assim no final estes dois ingredientes casam-se bem juntos.
  
Ingredientes:

500 g de atum em filés
100 g de cebolas
100 g de berinjelas
100 g de abobrinha
100 g de pimentões vermelhos
Azeite para fritar
30 g de pinoli (ou castanhas de Caju)
20 g de alcaparras
30 g de uva passa
1 dente de alho
Sal e pimenta
2 colheres (de sopa) de açúcar
1 copo de Azeite extra virgem de oliva
1 colher (de sopa) de vinagre balsâmico

Preparação:

Limpe, lave e corte a berinjela em cubos. Então frite em uma panela cheia de óleo quente tendo certeza que eles serão totalmente cobertos pelo óleo. Quando os cubos serão dourados, retire-os com uma escumadeira e coloque-os em uma folha de papel absorvente. Tire o sal das alcaparras, passando sob água corrente. Amacie as uvas passas colocando de molho em uma bacia com água morna por 20 minutos, depois escorra e esprema bem. Coloque uma panela sobre um fogo de intensidade média, com metade do óleo e, assim que estiver quente, adicione a cebola finamente cortada e, quando estiver dourada, adicione o pimentão vermelho, sem sementes e picado, adicione a abobrinha cortada em cubos. Depois de 3 ou 4 minutos de cozimento, junte as alcaparras, as passas, os pinoli e a berinjela frita, o açúcar e o vinagre balsâmico. Mexa bem e deixe cozinhar até que o vinagre seja completamente evaporado. Uma vez que pronta a Caponata, deixe descansar e comece a preparar o atum, que deverá ter fatias de cerca 2,5 centímetros.
Tempere o peixe com sal e pimenta. Depois coloque no fogo de intensidade média, em uma frigideira com o óleo restante o alho descascado e esmagado com a lâmina de uma faca. Retire o alho quando começar a dourar e  coloque o atum, selando por 1-2 minutos de cada lado, dependendo do cozimento desejado. Depois de ter alcançado o cozimento do peixe, sirva a fatia de atum por cima da caponata.

Comentários

Postar um comentário