TORTA DE PERAS E CHOCOLATE


A torta de pera é uma sobremesa bem conhecida e deliciosa ao mesmo tempo, graças à fantástica combinação entre a pera e o chocolate.

Ingredientes:

100 g de bolachas Amaretti
170 g de manteiga
200 g de chocolate amargo
200 g de farinha
½ envelope de fermento químico
700 g de peras
4 ovos
350 ml de vinho branco (tipo Moscato)
100 g de açúcar

Preparação:

Primeiro, descasque as peras, corte-as em quartos, retire as sementes e a parte dura do centro e deixe marinar no vinho branco por pelo menos 20 minutos, ou as coloque em uma panela despejando lentamente o vinho branco e cozinhe até a completa evaporação do líquido de cozimento. Enquanto isso pique o chocolate e derreta em banho-maria, adicionando 100 gramas de manteiga em pedaços pequenos, mexa para dissolver tudo e deixe esfriar. Em uma batedeira, bata a manteiga restante com 50 gramas de açúcar e as gemas dos ovos. Obtenha um creme liso e claro, que irá adicionar a mistura de chocolate derretido, já morno. Despeje a mistura em uma tigela grande e adicione os Amaretti quebrados, a farinha peneirada finamente e o fermento em pó.
Bata as claras em neve até ficarem firmes e uma vez prontas, junte o açúcar restante batendo por mais alguns segundos. Junte delicadamente as claras de ovos à mistura de chocolate, mexendo de baixo para cima, para incorporar ar (assim ficará mais espumosa). Divida o composto em duas parte iguais e despeje a primeira em uma forma (de 22-23 cm de diâmetro) untada com manteiga e enfarinhada. Em seguida, cubra tudo com as peras e depois cubra com a parte restante do composto. Coloque o bolo no forno pré-aquecido a 180 graus por, pelo menos, 40 minutos. Quando estiver pronto, deixe o bolo por aproximadamente 10 minutos esfriar, ainda na forma, para que não desmonte, então tire da forma com cuidado e polvilhe com açúcar de confeiteiro, sirva morna ou ainda melhor fria.

Comentários