OSSO BUCO Á MILANESA


O osso buco é um corte de carne bovina, a partir do qual nasce um prato típico de Milão. Existem várias maneiras de prepará-lo. Pode ser servido como prato principal, mas também pode acompanhar o risoto com açafrão. A peça a ser cozida é a canela da vitela e que produz fatias de cerca de 3-4 cm de altura, contendo o osso, no prato mostra, de fato, o buraco que contém a medula.
 
Ingredientes:

1 cebola
1 cenoura
50 g de manteiga
1 colher (de sopa) de azeite de oliva
6 ossobuchi
Sal e pimenta do reino
½ copo de vinho branco seco
1 colher (de sopa) de massa de tomate
½ l de caldo de carne
1 limão
1 ramalhete de salsinha
1 ramalhete de salsão picado
1 dente de alho
Farinha

Preparação:

Primeira coisa a fazer quando estiver em casa com o osso buco é de produzir com a ponta da faca, a cutícula externa de cada peça, de modo que o osso buco não enrole durante o cozimento. Imediatamente depois inicie a picar a cebola não muito finamente e, separadamente, a cenoura. Aqueça a manteiga e 1 colher de sopa de azeite extra virgem em uma panela com fundo grande e pesado, e enquanto isso enfarinhe o osso buco.
Coloque-os na panela em fogo alto por 5 minutos, então despeje na panela a cebola distribuindo-a entre os pedaços de carne. Tempere com sal e pimenta. Diminua um pouco a chama e continue até que a cebola doure e a carne começa a atacar-se no fundo da panela. Despeje agora ½ copo de vinho branco. Quando evaporar, espalhe o salsão picado e a cenoura entre os pedaços de carne. Depois de alguns minutos adicione uma colher de massa de tomate, diluída em meio copo de água quente e uma concha de caldo quente. Cubra, reduza o fogo e cozinhe por mais de uma hora, até que a carne esteja macia e iniciará a descolar-se do osso. Durante este tempo, verifique se o molho não seque demais (neste caso, adicione uma concha de caldo) e vire de vez em quando os cortes de osso buco.
Quando estiver pronto e o molho bem escuro e ligado com os outros componentes, acrescente um punhado de salsinha picada e a parte amarela da casca de ½ limão. Perfume agora com um pequeno dente de alho ralado, misturando bem. Deixe mais dois minutos no fogo e o osso buco estará pronto. Sirva quente com belo risotto de açafrão, que é a escolha que eu prefiro. Se você não vão querer o risotto poderão acompanhar este prato com purê de batatas.

Comentários

  1. Chefe que surpresa! Voltei da Itália esteve em Milano e adivinha, comi um prato maravilhoso: Ossobuco! Foi servido com risoto. UNA MERAVIGLIA! Fiquei de boca aberta pelos sabores e da ternura da carne, mas confesso que não quis experimentar a medula... E hoje acessando o seu blog, como faço todos os sábado, que achei? O Ossobuco. Fantástico já estou babando e lembrando aquele maravilhoso prato. Parabéns para o seu blog, muito lindo, receitas maravilhosa! Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário