FILÉS DE PINTADO COM QUENELLES DE CASTANHAS DO PARÁ


Ingredientes:

420 g de filés de pintado
2 colheres (de sopa) de azeite de oliva
Sal

Para o molho:
½ xicara (de chá) de cachaça
2 colheres (de sopa) de açúcar
8 pimentas biquinho (cortadas em pedaços bem pequenos)
1 colher (de sopa) de manteiga

Para as quenelles:
200 g de castanhas do Pará
1 e ½ de leite
2 colheres (de sopa) de manteiga
2 colheres (de sopa) de farinha de trigo
Manjericão
Sal

Preparação:

Para preparar as quenelles coloque as castanhas em uma panela de pressão, junte o leite e cozinhe por 20 minutos. Retire-as com uma escumadeira, reserve o leite e bata no liquificador até obter uma farofa úmida. Se necessário utilize um pouco do leite para facilitar o processo. Em uma panela a parte derreta a manteiga e junte a farinha de trigo. Mexa até que ela escureça. Com o fogo bem baixo, adicione aos pouco o leite reservado, mexendo rapidamente com uma colher de pau. Acrescente a esta base à farofa de castanhas e, mexendo continuamente, cozinhe até que o creme engrosse, adquirindo textura semelhante á de um puré. Desligue o fogo, adicione as folhas de manjericão picadas e tempere com o sal.
Para o molho, coloque em uma panela a cachaça e o açúcar, e mantenha em fogo médio por aproximadamente 5 minutos. Junte as pimentas e cozinhe por mais 1 minuto. Desligue o fogo, acrescente a manteiga e misture bem. Agora pegue os files de peixe e tempere com as. Aqueça uma frigideira, coloque o azeite e doure o pintado em cada lado, virando os files com cuidado.
Coloque em cada prato um filé de pintado e despeje por cima uma colher de molho de pimenta. Com a ajuda de duas colheres pegue o puré de castanhas e de o formato de quenelles. Sirva em seguida...

Comentários

Postar um comentário