BOMBOLONE


Hoje iremos preparar este delicioso doce que em italiano se chama bombolone ou krapfen e que em português e no Brasil é conhecido como sonho.

Ingredientes:

1 xícara e meia(de chá) de farinha de trigo
1 tablete de fermento biológico fresco
2 colheres (de sopa) de açúcar
1 colher (de sopa) de leite em pó
1 ovo
5 colheres (de sopa) de água
½  colher (de chá) de sal
1 colher (de sopa) de margarina

Recheio de baunilha
3 gemas
3 colheres (de sopa) de amido de milho
300 ml de leite
4 colheres (de sopa) de açúcar
1 colher (de sopa) de margarina
1 colher (de chá) de essência de baunilha

Preparação:

Numa tigela misture a farinha de trigo, o tablete de fermento biológico fresco, o açúcar e o leite em pó. Bata tudo na batedeira e ligue na velocidade baixa. Acrescente o ovo, a água, meia colher de sal e a margarina. Bata por 3 minutos. Aumente a velocidade para alta e bata por 6 minutos até a massa ficar lisa e macia. Retire a massa da batedeira e divida-a em 10 pedaços iguais. Com as mãos forme bolinhas com cada pedaço de massa, coloque-as numa assadeira untada, cubra com um plástico e deixe fermentar até dobrar de volume (de 30 a 40 minutos). Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 5 minutos para pré-assar. Retire a assadeira do forno e frite cada sonho em óleo não muito quente até dourar. Escorra em papel absorvente e deixe esfriar.
Agora prepare o recheio: numa tigela misture as gemas com as 3 colheres de amido de milho e um pouco do leite e reserve. Numa panela em fogo médio coloque o restante do leite, o açúcar e a margarina. Quando levantar fervura, acrescente a mistura de gemas reservada acima. Abaixe o fogo e misture até engrossar. Retire do fogo e acrescente a essência de baunilha, mexendo até incorporar. Corte cada sonho ao meio, recheie com o recheio. Depois polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Comentários