CONSELHOS PARA UM BOM RISOTO


O risoto é um método de cozimento típico exclusivo da culinária italiana que fez escola no mundo. A sua consistência varia com base aos gostos de cada região, mas a sua preparação nunca muda: depois de tostar o arroz e banha-lo com vinho, rapidamente precisa acrescentar o caldo quente concha depois de concha. Somente no final se inicia a acrescentar os outros ingredientes para a finalização.  Este é outro segredo é escolher os ingredientes que acompanham o arroz. Depois de pronto é sempre necessário fazer descansar o risoto colocando eventualmente uma colher de manteiga, antes de servir. O arroz não é lavado porque a agua favorece a perda de substancias uteis para o organismo humano. Faz exceção o arroz integral que antes do cozimento deve ser colocado algumas horas na agua fria. 
Para as porções se podem usar as seguintes medidas: 50 gramas para sopa com caldo; 70 gramas para um acompanhamento, 100 para os primeiros pratos ou pratos únicos.  Para preparar um bom risoto o caldo deve ser abundante e a panela de cozimento grande. Os tempos de cozimento são sempre indicativos, mas podemos considerar de regra 18 minutos. Não devemos esquecer que se o arroz cozinha muito diminui o seu valor nutritivos, e se o cozimento é muito curto a digestão será mais difícil. O fogo deve ser alto e a panela descoberta. Outra dica é mexer continuamente. O risoto pode queimar e colar na nossa panela muito rapidamente. Quando ao invés se prepara o arroz para um acompanhamento os grãos devem aparecer íntegros. Para obter isto precisa acrescentar na agua de cozimento o suco de uma fatia de limão, a qual funciona também para fixar a coagulação das proteínas. 
Um dito chinês fala: “É melhor que uma pessoa ficar esperando a sua comida, que a comida espere a pessoa”. Isto se aplica muito bem ao arroz, em particular a preparação do risoto. É bom não esquecer também que as sobras de risoto podem ser utilizadas de varias formas enquanto se poderão  transformar em omeletes de arroz, tortas ou croquetes.

Comentários

  1. Gostei muito da sua matéria, achei muito interessante...agora não da mais para errar o risoto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário