PESTO


Falando de pesto vem à mente imediatamente a Ligúria, região da Itália do norte, é no fato que nesta bela região, com grande cuidado, se faz este molho e nasceu este molho, que dizem  ser afrodisíaco. O pesto é um molho frio, sinônimo e símbolo de Gênova e da Ligúria, que há décadas que é um dos molhos mais conhecidos e populares do mundo.
Os primeiros vestígios do pesto encontramos ainda no ano 800 e, desde então, a receita manteve-se sempre a mesma, pelo menos na preparação caseira. Para fazer o pesto Genovês verdadeiro precisava de pilão de mármore e ... muita paciência. Muitas pessoas não querem preparar o pesto porque acham que dá muito trabalho. Na verdade, para atingir a densidade apropriada e a amálgama direita entre os ingredientes, pode ser necessário algum tempo. Uma variante, muito mais rápida, é passar todos os ingredientes com um liquificador. É alternativa rápida e conveniente, mesmo se o nosso conselho é usar sempre o pilão. Como qualquer receita tradicional, cada família tem sua própria receita para o pesto, o que propomos é o mais conhecido e difundido.

Ingredientes:

50 g de manjericão
1 colher (de sopa) de queijo pecorino ralado
1 colher (de sopa) de queijo parmesão ralado
50 g pinoles
1 dente de alho
1 xícara de azeite extra-virgem
Sal

Preparação:

Lave e seque as folhas de manjericão. Triture num pilão com o alho picado, pinoles e o sal. Quando a mistura será lisa, adicione o queijo. O queijo pecorino é um queijo típico italiano, de sabor mais forte, mais temperado respeito ao parmesão.  Coloque o azeite pouco a pouco, sem parar de misturar todos os ingredientes.

Conselho: Se você ver que o molho é muito grosso, não adicione mais azeite. O risco será de  "sobrecarregar" o molho, deixando-o assim muito pesado. Melhor misturar com algumas colheres de água de cozimento da massa.

Comentários

  1. Adoro o pesto. Acho um molho ou come se fala na Itália uma ¨salsa¨ espetacular! Eu uso também com bifes grelhados e também para temperar saladas. Adoro, mas confesso que uso o liquidificador . Bjs chefe.

    ResponderExcluir
  2. eu não gosto, acho muito sem graça

    ResponderExcluir
  3. O chef não responde nunca aos comentarios, KKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir

Postar um comentário