MEDALHÃO DE VITELA COM ALCAÇUZ E CEBOLAS


O alcaçuz é uma planta da família das leguminosas e que possui raízes adocicadas, das quais se extrai um xarope usado em confeitaria, em medicamentos para tosse e na produção de alguns tipos de cerveja.


Ingredientes para 4 pessoas:

4 medalhões de vitela (100 g cada)
2 cebolas
7 costelas de aipo
1 vagem de alcaçuz
1 dente de alho
50 g de manteiga
Azeite extra virgem
Sal
Pimenta

Preparação:

Lave o aipo e tire os filamentos que os cobrem e corte cada um em três pedaços, com cortes transversais. Aqueça um pouco de óleo em uma panela e refogue rapidamente o aipo. Coloque algumas colheres de água, o sal, a tampa e cozinhe por alguns minutos enquanto até o aipo ficar al dente. Corte as cebolas e frite levemente em uma panela com 30 g de manteiga. Tempere com sal, umedeça com algumas colheres de água, coloque a tampa e deixe ferver em fogo baixo até sejam macias. Em uma frigideira, aqueça a manteiga restante com o alho, a vagem do alcaçuz (cortado verticalmente) em quatro partes. Salteie os filés de vitela de ambos os lados, cozinhe por alguns minutos, mantendo-os de cor rosa e tempere com sal e pimenta.
Espalhe as cebolas estufadas no centro dos pratos, desponha por cima os medalhões e coloque ao lado os pedaços de aipo. Enquanto isso coloque três colheres de sopa de água na panela onde cozinhou a carne e cozinhe por alguns segundos, mexendo este liquido para recolher todos os sucos da carne. Assim que o fundo será bem ligado, despeje este caldo sobre os medalhões e, sirva.

Comentários