DESSERT DE ALCAÇUZ


Esta sobremesa de alcaçuz é uma receita deliciosa para aqueles que amam o gosto amargo e intenso do alcaçuz, uma planta utilizada já no Egito antigo e considerada milagrosa pelos chineses por suas propriedades medicinais e de desintoxicação. A receita é muito simples de preparar. A sobremesa é preparada com leite, que vai abordar o doce sabor de caramelo caseiro e denso. Sugiro de preparar o dessert no dia anterior, desta forma quando você servir o caramelo será muito mais suave.

Ingredientes:

500 ml de leite
1 colher (de sopa) de alcaçuz
4 ovos
250 gramas de açúcar

Preparação:

Ferva o leite em uma panela com alcaçuz e 50 gramas de açúcar, em seguida, deixe em infusão por cerca de duas horas. Coloque os ovos em uma tigela e amasse com 50 gramas de açúcar por alguns minutos, adicione lentamente o leite e derreta a mistura, mexendo sempre.
Prepare o caramelo fervendo 150 gramas de açúcar, 4 colheres de sopa de água até que a mistura pegue a cor dourada. Despeje o caramelo em 6 ramekins de sobremesa e encha 2/3 com a mistura de leite. Asse em banho-maria no forno a 180 graus durante 40 minutos.

Comentários