TARTAR DE VIEIRAS COM CALDA DE BETERRABA


As vieiras são moluscos bivalves marinhos da família Pectinidae. Encontram-se em vários oceanos e abundantemente na América do Norte e no norte da Europa e Japão sendo bastante apreciadas como alimento refinado. Nos países de língua inglesa são conhecidas como scallop e em francês é a famosa coquille saint-jacques.
 
Ingredientes:

Para o tartar
½ kg de vieiras médias sem coral
½ copo de suco de limão siciliano
Raspas da casca do limão siciliano
60 ml de azeite de oliva
Broto de beterraba
Sal e pimenta-do-reino

Para a calda de beterraba
250 g de beterrabas pequenas
20 g de curry em pó
80 ml de suco de laranja
15 g de açúcar mascavo

Preparação:

Embrulhe as beterrabas em papel alumínio e coloque no forno a 170ºC para assar até a beterraba ficar bem macia. Ainda quente retire a pele e coloque em um liquidificador. Adicione o restante dos ingredientes e bata muito bem. Se necessário adicione um pouco mais de suco de laranja para bater melhor. Coe sem apertar demais para não passar pedaços de beterraba. Reserve na geladeira.
Corte as vieiras em cubos pequenos, tempere primeiro com sal e pimenta-do-reino e o suco do limão siciliano. Misture bem. Adicione as raspas do limão, o azeite e volte a misturar tudo. Com a ajuda de um aro redondo modele o tartar no prato. Adicione a calda de beterraba e finalize com alguns brotos do vegetal.

Comentários

  1. Que chique esta tartar...adorei. Foto esplendida! Parabéns!

    Maria Julia

    ResponderExcluir

Postar um comentário