BATATAS, ARROZ E MEXILHÃO



Esta receita é um dos pratos mais famosos da culinária regional de Puglia, uma região do sul da Itália. Para a sua execução, não há regras fixas, mas existem maneiras diferentes de interpretar. Os ingredientes básicos são os mexilhões, é essencial que eles estejam frescos, juntamente com batatas e o arroz são misturadas no cozimento, para alcançar um sabor único.

Ingredientes:

1 kg de mexilhões
6 batatas cortadas em rodelas
1 abobrinha em rodelas
1 cebola, cortada
 2 dentes de alho
Salsa
tomates picados
 6 colheres (de sopa) de queijo curado e ralado
Sal
Azeite
300 g de arroz

Preparação:

Limpe os mexilhões limpos primeiro com a ajuda de uma esponja de aço. Abra-os com uma faca, coloque-os em uma panela grande, cubra com água e coloque no fogo mexendo de vez em quando. Coe o líquido e reserve. Faça uma mistura com o alho e salsa e divida em três partes. Em um refratário coloque a cebola picada, 1/3 do alho picado e salsinha, tomate picado, 2 colheres de sopa de queijo ralado, uma pitada de sal e duas colheres de sopa de azeite de oliva. Cubra com uma camada de batatas e abobrinha, em seguida coloque sobre estes os mexilhões com a concha. Cubra com o arroz, com outro alho picado e salsa, 2 colheres de sopa de queijo ralado, alguns tomates picados, uma pitada de sal e duas colheres de sopa de azeite de oliva.  Continue até terminar os ingredientes.  Despeje no refratário o líquido filtrado dos mexilhões e adicione água suficiente para cobrir tudo. Feche a forma refrataria com uma folha de papel alumínio, leve a ferver no fogão e, em seguida, coloque no forno quente por cerca de meia hora. Retire o papel alumínio e continue a cozinhar até que o arroz esteja al dente.

Comentários

  1. Adorei ter encontrado esta receita no seu blog. Minha mãe era italiana e desta região da Itália, da cidade Martinafranca. Ela fazia sempre este prato para meu pai que adorava. Descobri por acaso a sua pagina na internet e adorei!

    ResponderExcluir

Postar um comentário