NHOQUES DE QUINOA COM PESTO ABOBRINHA


Iniciamos o ano novo, após a temporada de férias e com alguns quilos a mais, com uma receita bem leve, tentando voltar rapidamente ao nosso peso original, sem perder o hábito de preparar receitas deliciosas!
A quinoa tem um sabor muito particular, vem em pequenos grãos redondos e de cor clara. Parece um grão, mas não é! Pertence à família dos espinafres e vem diretamente do território andino. A quinoa é uma fantástica adição para saladas, sopas ou tortas salgadas. Antes de cozinhar é importante lavá-la completamente, de modo a remover a saponina, um revestimento amarga que a protege. Em geral, para cada parte de quinoa usada precisaremos duas partes de água. Quando estiver pronta, um pequeno "botão" se destacará do grão! Um conselho: não cozinhe demais! A quinoa é muito sensível, você poderá encontrar-se com os grãos um pouco borrachudos.

Ingredientes:

Azeite extra-virgem
30 g de queijo parmesão ralado
2 colheres (de sopa) de pinoles
160 g de quinoa
10 folhas de manjericão
Farinha branca
2 Abobrinhas
1 alho
Sal

Preparação:

Lave e corte em fatias não muito finas as abobrinhas. Coloque em uma panela um pouco de azeite com um dente de alho, acrescente a abobrinha e deixe cozinhar. Acrescente uma pitada de sal. Quando será macia, retire do fogo e deixe esfriar. Prepare o molho pesto com abobrinha adicionando um punhado de pinhões, queijo parmesão, folhas de manjericão fresco e cubra com azeite para ter um pesto bastante líquido. Lave bem a quinoa repetidamente para remover a saponina, transfira depois para uma panela pequena e deixe ferver por cerca de 10 minutos em água com sal, desligue e deixe descansar por cinco minutos. Transfira a quinoa em uma superfície de trabalho, amasse com um garfo e adicione a farinha suficiente até que o composto não fique pegajoso, misture e amasse como um nhoque de batata. Forme pequenos cilindros de cerca de 1 diâmetro, em seguida, corte em pedaços. Cozinhe o nhoque em água fervente salgada por cerca de 3/4 minutos, retire-os com uma escumadeira e misture com o molho pesto de abobrinha e com bastantes folhas de manjericão fresco.

Comentários

  1. Finalmente novas receitas, novas delicias! Extremamente interessante esta sugestão do uso da quinoa. Gostei da ideia!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua pagina aqui na internet. Vou pegar bastantes receitas e colocar no meu caderninho e depois tentar fazer.

    ResponderExcluir

Postar um comentário