TOFU NA SÁLVIA E VINHO BRANCO


O tofu é um alimento produzido a partir da soja. Tem uma textura firme parecida com a do queijo, sabor delicado, cor branca cremosa e apresenta-se sob a forma de um retangulo branco. É originário da China, mas muito comum também na alimentação coreana e japonesa. O processo de fabricação a partir do leite da soja é muito similar ao do queijo. É por isso também conhecido por queijo de soja. Tendo um sabor suave é geralmente usado em receitas relativamente simples. Na culinária asiática o tofu é usado em todo o tipo de receitas, tanto doces como salgadas. Pode ser consumido cru, frito, cozido em sopas ou em molhos, cozido a vapor, recheado com diferentes ingredientes como carnes e peixes.

Ingredientes:

2 xícaras (de chá) de tofu
1 copo de vinho branco seco
1 limão
3 dentes de alho
Sálvia
1 colher (de sopa) de manteiga
Sal
Azeite

Preparação:

Em um recipiente misture o vinho branco, o limão, a sálvia,o  tofu cortado em cubinhos. Ajuste com o sal e deixe marinar por 40 minutos. Após este tempo escorra o liquido e reserve a parte o tofu.  Em uma frigideira antiaderente, salteie os cubinhos e quando dourar acrescente um fio de azeite, a manteiga e o alho picado. Espere o alho dourar, misture e sirva quente.

Comentários

  1. Achei interessante a matéria alem da receita que parece muito fácil e rápida!
    Dizem que o tofu faz bem a saúde, pena que no Brasil se come muito pouco.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho muito chato, sem gosto, muito neutro, talvez por este motivo não é muito usado aki!
    Talvez pq eu não goste da soja.... não sei!

    ResponderExcluir
  3. Engraçado parece peixe, pelos menos nesta foto.

    ResponderExcluir
  4. O tofu é um queijo feito a partir da soja, como falou na sua matéria o chef Enrico e, em suas propriedades nutricionais apresenta:
    Água – Proteínas - Minerais como: cálcio, fósforo, manganês, selênio, cobre.
    É uma boa fonte de ácidos gordos do tipo Omega 3 (como encontramos nos peixes).
    Muito utilizado na culinária japonesa e nas dietas vegetarianas, pois é uma ótima fonte de proteínas. Atua no combate a câncer de mama. É rico em fitoestrógenos, substância semelhante ao hormônio feminino e atua na redução do colesterol ruim e das calorias. Se considera também ideal pare ser acrescentado nas dietas para emagrecer. Abraços a todos ...

    ResponderExcluir
  5. Depois de tudo isso que falou a Dra Roberta vou comer só tofu, kkkk
    Quero tofuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  6. eu gosto, parece mesmo queijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário