FUNDOS DE ALCACHOFRAS COM CAMARÕES



Ingredientes:

8 alcachofras
3 filetes de anchovas em azeite
250 g de ervilhas enlatadas
8 camarões grandes
½ cebola
1 colher (de sopa) de azeite extra virgem
30 g de farinha
Suco de 1 limão
3 colheres (de sopa) de óleo vegetal
Sal e Pimenta preta

Preparação:

Retire as hastes das alcachofras e corte todas as folhas na base. Sobrará assim apenas o fundo de cada, que deverá ser mergulhada em água e sumo de limão, de modo que não escureça.
Ferva os fundos no vapor por cerca de 20 minutos, depois adicione uma pitada de sal e uma generosa moagem de pimenta. Pique a cebola e refogue em uma frigideira com azeite de oliva extra virgem por cerca de 3-4 minutos. Adicione as ervilhas escorridas e acrescente as anchovas picadas. Cozinhe tudo em fogo médio por 10 minutos, misture e tempere com um pouco de sal e pimenta moída na hora. Descasque os camarões, tirando a parte escura dos intestinos. Lave bem.  Adora coloque-los em um pote com a farinha. Aqueça o óleo vegetal em uma frigideira e, quando ele estará na temperatura certa, frite os camarões. Uma vez que estejam dourados, retire-os com uma escumadeira, deixe-os secar sobre uma folha de papel toalha e adicione sal e pimenta. Encha o fundo de cada alcachofra com um colher de sopa de creme de ervilhas e anchovas preparada anteriormente, colocando no centro de cada cavidade um camarão frito e sirva imediatamente, enquanto ainda está morno.

Comentários

  1. Enrico participei na sua ultima aula e gostei bastante. Entrei aqui agora no seu blog e achei muito didático: mas não é uma critica, acho muito bom isso pq vc explica tudo passo a passo e a gente que esta aprendendo a cozinhar ou tenta cozinhar de vez em quando tem tudo bem mastigado e fica mais fácil. Gostei. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Que delicia, é fantástica esta receita! Só uma coisa, vou tentar fazer no final de semana, mas acho que as anchovas ou sardinhas tem um sabor muito forte e enjoativo, eu vou testar com atum em conserva. Mas adorei a apresentação e a foto! Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário