COZINHANDO COM FLORES






Gostaria de preparar um cardápio novo e diferente para impressionar seus convidados? As receitas com flores podem ajudá-lo. De origem antiga, muito utilizada pelos gregos, romanos e povos orientais antigos, o uso das flores comestíveis na cozinha parece ter seduzido muitos chefes nos últimos anos.
As flores de abobrinha, por exemplo, é um dos ingredientes mais populares para preparar deliciosas receitas. E a alcachofra, não é uma flor? Tanto é que, como ensinavam as nossas mães, para as flores durarem mais tempo deveríamos colocar as hastes imersas em água para manter a turgescência dos clássicos buquês de flores. Com as alcachofras devemos fazer o mesmo.
Observando e estudando ao longo dos anos, aprendi que o sabor picante da capuchinha é ideal para risotos e sopas, enquanto o jasmim delicado vai bem com os peixes e sorvetes, a calêndula é boa para a carne e as saladas, já para os pratos frios o crisântemo é ideal. O mesmo pode-se dizer para as pétalas das rosas, doces e com aroma intenso que podem ser utilizadas para preparar excelentes geleias, tortas e sorvetes. E têm ainda as papoulas floridas, begônias, gerânios, margaridas, tulipas. 
Há na verdade muitas flores comestíveis que podem ser utilizadas na cozinha para dar um toque criativo e original ao seu cardápio, criando pratos saborosos e saudáveis.
As flores são, na verdade, não só bonitas e perfumadas, mas também ricas em nutrientes, especialmente em substâncias minerais como fósforo e potássio. O pólen contém lipídios, o néctar contém açúcares e proteínas, enquanto as pétalas são ricas em antioxidantes.

As combinações com os ingredientes tradicionais são variadas e, como para todos os outros alimentos, cada flor deve ser utilizada levando-se em conta a combinação de sabores, além das cores e aromas. O resultado de tudo isso, a meu ver, é uma cozinha que envolve todos os nossos sentidos.
Então, onde podemos encontrar flores comestíveis para utilizar em nossas receitas?
Para começar precisamos adquirir a matéria-prima. É importante saber que você não pode utilizar flores compradas em floriculturas, onde teremos flores tratadas e certamente terão substâncias nocivas à nossa saúde. E por favor, não pense em colher flores na cidade à beira das estradas, onde a poluição e a fumaça dos carros deixam as flores impróprias para consumo!

Assim, temos três possibilidades:
- Procure lojas especializadas de empresas que produzam flores comestíveis destinadas para este fim e que forneçam para restaurantes de qualidade;
- colha as flores diretamente no campo, de preferência durante as horas mais quentes, momento este que estarão abertas e mais perfumadas;
- cultive o seu próprio “jardim comestível”, mesmo que seja pequeno.
Como usar as flores na cozinha? Seguem algumas dicas simples:
- lave-as bem, assim como você faz com saladas e legumes;
- retire a parte verde;
- separe as pétalas somente no momento de usá-las para impedir que murchem;
- mergulhe as flores na água fria para mantê-las frescas. Você pode colocá-las também em uma sacola na parte inferior da geladeira.

Importante saber que cozinhar com flores não é um “bicho de sete cabeças” e nos próximos posts ajudarei vocês a ver como pode ser simples, nutriente e bonito utilizar estes recursos que a natureza colocou à nossa disposição.

Comentários

  1. Parabéns pela matéria aprendi coisas que não sabia. Agora estou ansiosa para ver as receitas com as flores!

    ResponderExcluir
  2. Que loucura estes chefes de hoje... cozinhar com as flores? Voltamos ao velho bife com batata fritas e salada... delicia!

    ResponderExcluir
  3. O anônimo deixa de ser careta! Bem vindas as coisas novas também na cozinha!

    ResponderExcluir
  4. Concordo. Esperando as receitas com as flores. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Eu já comi um prato com flores em um curso seu: risoto com pétalas de rosa... delicioso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário