SPAGHETTI COM BOTTARGA E TREVO DE QUATRO FOLHAS

Este prato - onde a dificuldade é reduzida ao mínimo - os resultados serão assegurado apenas pela escolha dos ingredientes de excelência. Teremos dois ingredientes incomuns: a bottarga e os trevos de quatro folhas. Mesmo entre os gourmets acostumados a frequentar os templos da alta gastronomia, o nome bottarga soa pouco familiar. A bottarga embora seja pouco conhecida no Brasil, é uma iguaria tradicional do sul da Itália e de outras regiões do Mediterrâneo. A bottarga é o ovo da tainha fêmea de cor cinza, extraída com sua membrana intacta, salgada, levemente pressionada e seca ao sol. Os ovos do atum dão origem a uma bottarga de tamanho muito maior e de cor entre o vermelho-escuro e o marrom. É mais seca e picante, tem um sabor mais pungente e preço mais barato.
Para os trevos de quatro folhas devemos fazer o mesmo discurso das flores comestíveis. Também estes deverão ser cultivados sem pesticidas e para uso culinário.

Ingredientes:

350 g spaghetti
5 g de trevos de quatro folhas
60 g de bottarga
Azeite de oliva extra virgem
Sal

Preparação:

Cozinhe os spaghetti em água fervente e sal, escorra al dente e mergulhe-os em uma tigela com água e gelo, escorra, seque, guarde-os em um recipiente e misture com azeite e sal.
Coloque os spaghetti em um prato formando de trança. Se ajude comum garfo!
Decore com os trevos de quatro folhas e lascas de bottarga.

Comentários

  1. Chefe adorei este prato que parece bem simples na preparação mas deve ter sem duvida um sabor marcante! Onde encontro em São Paulo a bottarga?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela Maria,no mercado municipal, a bottarga pode ser encontrada em duas versões: inteiras (para fatiar na hora de servir) ou raladas, para usar em preparações diversas.
      O preço é tão salgado quanto o do caviar, mas a maioria dos pratos com bottarga leva poucos gramas do produto. Em algumas feiras de São Paulo já é possível encontrar bottarga mais barata em determinadas barracas, porém, se você tiver interesse em comprar, melhor pedir com o nome com que essa iguaria é apreciada pelos japoneses: karasumi.
      Abraços.

      Excluir

Postar um comentário