CREME DE TOPINAMBUR COM KNODEL DE COGUMELOS











Uma receita especial com ingredientes que não são comuns.
O topinambur é um tubérculo comestível originário da América. E' ótimo para emagrecer, abaixar o colesterol e a glicemia, é também recomendado para quem tem prisão de ventre pelo sua alta quantidade de fibras, além de ter uma boa fonte de vitaminas A e B. Em 100 g deste tubérculo tem apenas 85 calorias. E' aconselhável  sejam aos idosos como para as crianças. Eu sei que no Brasil talvez não exista esse tubérculo, por isso podem ser substituídos pelo inhame.
Knodel vem do alemão knot, "nó". Eles são grandes almôndegas de pão branco cozido em água quente ou caldo de carne ou leite quente e misturado com manteiga, ovos, salsa e cebola.

Ingredientes:

800 g de topinambur ou inhame
100 g de peras
8 dl de caldo de legumes
1 dl de leite
1 dl de creme de leite
Sal e noz moscada
Azeite 

Para os knodel
120 g de pão de forma
8 dl de leite
150 g de champignon
½ e cebola
1 colher (de chá) de manteiga
2 gemas
Sal
Farinha de rosca
Cebolinha

Preparação:

Começamos com o creme. Limpe o topinambur, lave e corte em pedacinhos. Coloque em uma panela com um pouco de azeite e depois de alguns minutos cubra com o caldo e deixe cozinhar até que estejam macios. Quando estiver pronto coloque as peras cortadas em pedacinhos. Agora passe tudo em um liquidificador e peneire. Coloque de novo no fogo, acrescente o creme de leite, tempere com sal e noz-moscada.
Preparamos os knodel. Tire a borda do pão de forma e mergulhe-o no leite por cerca de vinte minutos. Em quanto isso prepare os cogumelos e pique em pedaços pequenos. Escorra o pão de forma, misture com as gemas e os cogumelos e, se for o caso, com um pouco de farinha de rosca: este composto ainda deve estar um pouco ”pegajoso“. Adicione metade da cebolinha,  sal e formar almôndegas de cerca 3 cm de diâmetro.
A receita diz que os knodel deveriam ser cozidos em água fervente com sal por cerca de dez minutos. Eu os fiz cozinhar no caldo e o sabor é ainda mais acentuado. Escorra-os com uma escumadeira, tomando cuidado para não quebrá-los.
No mesmo tempo faça ferver o creme e coloque-o em pratos individuais. Por cima coloque três ou quatro knodel. Acrescente um de cebolinha e sirva imediatamente.
Bom apetite!

Comentários