GUISADO DE CARNE DE BÚFALO COM PURÊ DE BATATAS E CEBOLAS GLACÊ

A carne de búfalo tem uma cor forte e vermelha, magra, com características especiais.  Esta carne contém menos gordura do que a carne normal, com colesterol perto de zero em quanto já os cortes magros têm 1,5% de gordura e, a gordura de búfalo está localizada subcutaneamente facilmente removível durante o processamento. Outra característica importante é a presença na composição da gordura de ácidos gordos insaturados neutros em relação ao colesterol humano... concluindo uma carne pouco usada mas muito saudável!


Ingredientes para 4 pessoas:

600 g de carne de búfalo
1 cebola branca
Azeite de oliva extra virgem
½ copo de conhaque
Açafrão
Sal e pimenta
4 batatas médias
500 cl de leite
75 g de manteiga
150 g de queijo ralado
Noz-moscada
1 cebola vermelha
20 cl de vinagre
10 g de açúcar

Preparação:

Doure a cebola branca, previamente lavada e cortada grosseiramente, com pimenta e azeite de oliva extra virgem. Coloque a carne na panela, tendo o cuidado de retirar a cebola. Asse por cerca de 50 minutos em fogo médio com tampa, mexendo ocasionalmente. Cinco minutos antes de desligar, deglaze com o conhaque em fogo alto, em seguida, adicione sal e pimenta e retire quente.
Agora preparamos o purê. Asse as batatas por uma hora, depois amasse e acrescente a manteiga, o queijo ralado, o leite e misture. Ajuste com a noz-moscada, sal e pimenta e continue mexendo.
Corte a cebola vermelha em tiras finas e coloque-a em um recipiente grande. Leve para ferver o vinagre, em seguida, abaixe o fogo, adicione o sal e acrescente o açúcar. Continue a cozinhar por cerca de 5 minutos. Após deste tempo despeje a mistura sobre a cebola e cubra com uma tampa grande. Sirva colocando em cada prato a carne com uma colher de purê de batatas, uma colher de cebola e polvilhe com açafrão.

Comentários