COZIMENTOS: TIPOS E BENEFÍCIOS

Com o vapor para manter as propriedades das verduras, a pressão para os cereais, a banho maria para molhos: quantos tipos de cozimento existem?

Não é só a qualidade dos alimentos que deve ser boa para a nossa saúde, mas também a forma de cozinhar. Muitas vezes acontece que sem saber, se arruínam as matérias-primas, privando-as de vitaminas e substâncias necessárias para o nosso corpo, por causa de uma forma errada de cozimento.

 
Como você usa uma panela de pressão? Perfeita para preparo de sopas, cereais e legumes, que precisam de tempo para cozinhar, mas também para assados, se você estiver com pressa.
 
Precisa muito pouco para obter legumes crocantes, que conservam todos os valores nutrientes e as vitaminas que contem: aproveite o cozimento a vapor. Lembre-se de cortar os legumes em pedaços pequenos para acelerar a preparação!
Você também pode cozinhar os peixes a vapor.
 
Quando você quer preparar uma refeição leve, sem usar muita gordura, como manteiga ou óleo, cozinhar usando uma panela e refogar é perfeito. Indicado este tipo de cozimento também para legumes, carne e peixe.
 
Outro tipo de cozimento interessante é o banho maria: ideal para preparar cremes e molhos. Como ele funciona? Transfira a mistura para um bowl e depois o coloque dentro de uma panela maior que contém dois dedos de água. É importante manter baixo o fogo, porque a água não chegue a ferver.
 
O ideal quando você quer preparar o peixe é cozinhar al cartoccio (no papelote). Evita a dispersão de vitaminas e não precisa exagerar no tempero, pois mantém todos os líquidos dentro da folha de alumínio ou de papel. O peixe ficará muito suave e macio.

Carne, peixe ou legumes. O cozimento no forno é adequado para quase todos estes alimentos. É importante lembrar-se de manter os alimentos úmidos, de tal forma que não sequem excessivamente.

 
Com as frituras você sabe que não deve exagerar. Nunca reutilize o mesmo óleo várias vezes e lembre-se de cortar em pequenos pedaços o que você vai querer fritar alimentos (peixe, carne, legumes), para que eles cozinham melhor sem o risco de que eles permaneçam crus por dentro.

Comentários

Postar um comentário