9 COISAS A SABER SOBRE MORTADELA

1) As origens
Vamos começar com as apresentações. O nome mortadela remonta à época romana. Segundo algumas fontes derivadas de "mortarium" (pinhão), uma ferramenta usada para moer o sal, especiarias e carne de porco, ou seja, os ingredientes da mortadela. Outras fontes acreditam que a palavra vem de "Murtada" (temperada com mirtilo)
2) Oitocentos anos e não parece ...
A idade deste salsichão rosado é impressionante: oito séculos e não parece!. Nascida entre a região do Lazio e Emília, na Itália, provavelmente no primeiro século, depois de um longo período de negligência a Mortadela reaparece em textos e citações do século XIV, contribuindo para a imagem de Bolonha "a gorda". E a partir desse momento que começa oficialmente a história da mortadela.
3) Não é tão gordurosa quanto você pensa
Talvez nem tudo mundo sabe que tem as mesmas calorias por porção, de uma xícara de iogurte e frutas. Uma porção de mortadela (40 gr. aproximadamente) contém cerca de 100 calorias, o mesmo que o pote de iogurte em questão, enquanto que 100 gramas de produto proporciona um consumo de 280 calorias, igual à de um queijo mozzarella, e mesmo menos de um prato de massa.
4) Os segredos do cozimento
apenas mortadelas de alguns gramas até 20 toneladas. Os tempos de cozimento são diretamente proporcionais ao peso do embutido. Quanto maior a mortadela, mais tempo de cozimento, e será mais perfumada. Um conselho: sempre pedir mortadela cortada na hora em fatias finas, assim soltará tudo o seu aroma e ninguém poderá resistir ao seu sabor.
5) Não só de pão
Não só de pão vive a mortadela. Além do pão, o que realça o sabor deixando-a livre para se expressar e liberar a sua fragrância, pode se tornar grande como mousse, mas também tornar-se um enrolado com recheio de massa ou legumes, ou misturar com pão, queijo parmesão e ovos para dar sabor a uma entrada diferente. Surpreendentemente, combina muito bem com peixes ou com as vieiras, frutas, especialmente uvas, cerejas, maçãs e peras.  
6) A combinação com tortellini
O melhor amigo de mortadela continua a ser o tortellini. Uma paixão que atravessa séculos. Não há tortellini sem mortadela, sob as Duas Torres, em Bolonha. O recheio tradicional em Bolonha dos tortellini é 300 g de mortadela, às quais se juntam 300 g de lombo de porco, cerca de 300 g de presunto, 450 gramas de queijo parmesão, 3 ovos de galinha e uma pitada de noz-moscada.
7) Um tempo cara, hoje, graças à tecnologia ficou barata
Antigamente, era uma embutido altamente valorizado e caro. A alta qualidade da matéria-prima e a preparação desafiadora e demorada fazia que fosse três vezes mais cara do que o presunto. Com o progresso tecnológico, a mortadela tornou-se um embutido popular, barato, em parte devido à sua natureza permitindo o uso de carne menos cara.
8) Carne e especiarias
Os ingredientes nunca mudaram: a escolha da carne de porco (geralmente o ombro da frente e com cubos de gordura do pescoço do porco) e especiarias. Além de sal e pimenta, um pouco de alho, canela ou coentro, e muitas vezes (especialmente no sul da Itália) pistache.
9) Sauna e chuveiro
A mortadela é um dos poucos embutidos que usa carnes cozidas. A carne é cortada e reduzida em uma pasta cremosa, para que depois se adicione os cubos de gordura e especiarias. A mistura é então cozinhar em estufas com ar seco (a mortadela se considera cozida quando o coração dela chega a 70 °). A seguir toma um banho de água fria e descansa em uma câmara de refrigeração.

Comentários