SAL, TODOS OS SEGREDOS PARA USÁ-LO NA COZINHA

Sal natural. É o que não é refinado, que ainda contém todos os seus minerais. Dependendo do tipo e quantidade destes minerais variam as suas propriedades nutricionais e sabor. O sal natural, no entanto, pode ser deficiente em iodo - pelo menos de acordo com a indústria de sal, o que muitas vezes adiciona nos sais refinados.
 
Sal refinado é o mais usado. A refinação permite obter uma cor branca pura, mas com prejuízo da qualidade do alimento. Envolve um processo ré cristalização em que os produtos químicos são utilizados para remover as impurezas.

Entre os sais mais valiosos é considerado o sal rosa do Himalaia. Ele tem 250 milhões de anos, é o mais puro e é o único tipo de sal do mundo a conter até 84 minerais. É sem aditivos ou poluentes; muito bem digerível, ao contrário dos outros sais não causa a retenção de água no corpo. É particularmente adequado para acompanhar a carne.
 
O sal marinho é obtido pela evaporação da água do mar. Normalmente tem cristais maiores e é áspero em relação ao sal de mesa. Isso não é submetido a refinação química é vem chamado de sal integral do mar.

A Flor de Sal é colhido na superfície da água, desde a época etrusca. É o "caviar do sal": um sal bruto, de maior tamanho e que menos de salga. Famoso é o francês Fleur de Sel, especialmente o da Camargue, onde quando colhido tem uma cor-de-rosa (que perde na secagem), data por algas microscópicas - a mesma cor que o camarão. Indicado para todos os pratos, saladas, legumes e peixe, em particular.

O sal cinza é colhido desde milhares de anos em diferentes partes do mundo. O que não refinado contém pequenas quantidades de cálcio e magnésio, que lhe conferem um sabor ligeiramente mais áspero e complexo do que o sal de rocha, enquanto as algas são responsáveis ​​pelo cheiro de salgado. Os sedimentos deste sal, em proporção que varia de acordo com o lugar, uma aparência acinzentada. Apreciado o sal cinza da Bretanha, rico em sais minerais e pobre em sódio mais que os outros. É perfeito para dietas mais saudáveis​​, legumes cozidos em primeiro lugar.
 








Sal defumado. É uma especialidade da Dinamarca, de origem Viking. Dependendo da madeira usada para fumar - carvalho, olmo, faia, zimbro, cereja - altera o sabor. É ótimo para temperar carnes e legumes.

Sal kosher. Deve seu nome ao fato de ser utilizado na preparação de carne kosher: graças aos seus grandes cristais, ásperos e irregulares do que o standard, é mais eficaz em drenar o sangue do animal. Tem um sabor doce e é livre de aditivos.

É chamado de Kala Namak este sal indiano requintado, que vem de rochas vulcânicas. É chamado também de "sal negro", embora sua coloração é realmente cinza-rosada. Decididamente de aroma sulfuroso, é usado abundantemente na preparação dos pratos com masala picante e também é pulverizado sobre as frutas, mesmo como açúcar.
 
Com intenções de purificação e de limpeza é tradicionalmente preparado também o sal vermelho havaiano, chamado Alaea. O sal marinho é misturado com barro vermelho das ilhas vulcânicas, que enriqueceram em ferro e lhe dá um sabor característico, um pouco ferroso, precisamente.

Sal azul persa. É um dos sais mais raros do mundo. Sofisticado: a sua pigmentação original é realmente uma ilusão óptica, como o gelo glacial, devido à presença de um mineral, o salvinite, que raramente leva a tonalidade de azul. Rico em potássio e cloro e com sabor de especiarias.

Comentários