OS 9 TRUQUES PARA O CALDO PERFEITO


O caldo perfeito? Claro, espesso e perfumado. Aqui estão 9 segredos para consegui-lo:

1. Com água fria e fogo baixo
A água em que você colocará a carne deve ser muito fria e deve ser levada a ferver em fogo baixo.

2. Primeiro a carne, depois os vegetais
O caldo perfeito é preparado por graus: primeiro você coloque a carne em uma panela de água fria. Depois de ferver adicione os legumes, a fim de que não cozinhar demais perdendo as próprias características.

3. Aipo, cenoura e cebola, a tríade perfeita
Quanto mais básico será o seu caldo, mais versátil e mais simples será para usá-lo. Quais legumes escolher? Aipo, cenouras e cebolas cortadas em pedaços grandes são a base clássica. Se você quiser, poderá adicionar um tomate.

4. Não exagere com ervas e especiarias
A regra da simplicidade também se aplica a ervas e especiarias: não exagere, você sempre terá tempo para adicionar sabores em um momento posterior. Use ervas "verdes", como louro e salsa. Não precisa de mais nada!

5. Misture a carne
Para preparar um caldo de galinha é bom escolher variedades diferentes de modo que o sabor seja equilibrado: use coxas e asas de frango, meio frango; para o caldo de carne vermelha, use músculo, peito, ombro, alcatra.

6. Cozinhe por longo tempo
Quando ferver deixe o caldo de carne por duas a três horas de cozimento lento.

7. Adicione o sal apenas no final
Melhor não exagerar no sal, porque o cozimento lento extrai muito sabor dos ingredientes. A maioria dos cozinheiros salga no início: corre o risco de exagerar muito com sabor. Idealmente o sal deve ser acrescentado no final do cozimento, quando o líquido não vai mais encolher.

8. Espumar mas sem excesso
A premissa é simples: os cortes de carne que são encontrados hoje são muito mais magros do que os do passado. Portanto, não precisa estar ansioso para eliminar a gordura: o pouco que tiver servirá para dar o sabor do caldo. A regra é: somente espumar as impurezas.

9. Peneirar com uma peneira de malha grossa
No final do cozimento, escorra carne e legumes e despeje o caldo em outra panela com uma filtragem de uma peneira de malha grossa. Assim também você irá eliminar as impurezas remanescentes. Et voila, o caldo está pronto: o aprecie na forma de sopa, ou use como base para uma sopa ou risoto. Será também bom para beber puro no inverno, como um tônico.

Comentários