CREMA CATALAÑA



Os franceses têm a creme brulèe e dizem que foi daí que nasceu a Crema Catalana ou Crema Catalaña, uma iguaria da cozinha da Catalunha. A minha versão sofreu algumas modificações, mas ficou igualmente espetacular!

Ingredientes:

Casca de limão
4 gemas
180 g de açúcar
Canela
500 ml de leite
4 pêssegos
Mel
Vinho do Porto

Preparação:

Lave o limão, retire a casca da metade e reserve. Peneire as gemas sobre a tigela de uma batedeira. Adicione metade do açúcar. Bata por 5 minutos ou até espumar bem e ficar claro. Transfira para uma tigela refratária. Acrescente a casca do limão a canela e o leite. Arrume a tigela em uma panela com água (para fazer o banho-maria). Leve ao fogo (em banho-maria), mexendo lentamente, por 15 minutos ou até começar a espessar. Retire do fogo e coloque a casca de limão e a canela. Reserve. Distribua o creme em 4 ramekin pequenos. Deixe esfriar e leve para geladeira por 3 horas ou até ficar encorpado (deve ficar bem gelado).
Na minha versão pegue alguns pêssegos, corte em pedaços e caramelize no fogo vivo com mel E açúcar mascavo. No final acrescente 2 colheres de vinho do Porto. Coloque os pêssegos por cima de cada ramekin e recoloque na geladeira.

Comentários