OS 10 ERROS MAIS FREQUENTES NA COZINHA

Ao cozinhar, pode acontecer de fazer pequenos erros que podem comprometer o sucesso de uma receita, mas é preciso pouco para ser capaz de trazer para a mesa boa comida, ao mesmo tempo manter o seu valor nutricional. Como proceder? A seguir alguns conselhos.




Mexer constantemente
Muitas pessoas pensam que é importante continuamente a mexer a comida na panela, porque assim eles não queimarão. Sim, em alguns aspectos, pode ser verdade (no caso de cremes especiais ou risoto), mas a verdade é que exagerar pode transformar especialmente os ingredientes mais delicados em uma polpa disforme. Isso pode acontecer muitas vezes com os legumes...

Cozinhar em fogo baixo por medo de queimar
Este se conecta ao erro anterior: quantas vezes acontecer de ter o medo de queimar a refeição e, em seguida, se cozinha em fogo muito baixo? Cada ingrediente tem sua própria caraterística e você tem que aprender a conhecê-los melhor para evitar os erros. A carne, como peixes por exemplo, se cozido sem temperos e grelhados, eles precisam de altas temperaturas: desta forma vão ser cozidos fora, mas suave no interior.

Cortar um assado com a faca errada
Cada faca tem sua função: se você deve cortar uma carne escolha uma faca afiada e que você não vai precisar de pressionar. Que feias são as fatias do roast beef quebradiças e despedaçadas! Use no caso uma faca elétrica.

Adicionar temperos industrializados
Nós todos sabemos que o caldo de carne ou vegetal dá um toque a mais de sabor aos pratos, mas não é muito saudável e muitas vezes disfarça o sabor do prato. É útil, em muitos casos, mas tentar evitar o uso excessivo. Aprenda a tirar o máximo das especiarias frescas.

Fritar em um pouco de óleo
Talvez você faz isso para não desperdiçar óleo demais... Mas a sua fritura não vai gostar disso! Será gordurosa, macia e nada crocante: para preparar uma deliciosa fritura requer muito óleo e atingir a temperatura certa. Experimente com uma migalha de pão, se vai começar a chiar então este será o momento certo para mergulhar ingredientes que serão fritos.

Fazer descansar o suco
O suco contém muitas vitaminas. Perfeito para adultos e crianças, é uma bênção especialmente no inverno para prevenir e combater resfriados e gripes. Mas deve ser consumido de imediato, assim que o suco esteja pronto. Preparar litros e armazenar na geladeira, é verdade, vai ser mais confortável, mas o contato com o ar vai dispersar todas as vitaminas.

Descongelar antes de cozinhar
A pizza, um bife, mesmo os ravioli: quando todos estes ingredientes são congelados não é necessário descongelar antes de cozinhar! Coloque diretamente no forno ou na frigideira, ou em água ou caldo se você quiser ferver estes alimentos congelados. Eles vão manter a consistência certa.

Cozinhar a olho
Faz sentido, no caso de uma preparação que já experimentou, mas nunca no caso de doces! A arte da pastelaria é complicada e requer uma grande quantidade de precisão.

Colocar muitos ingredientes na mesma panela
Encher a panela até a borda para fazer tudo mais rapidamente é contraproducente. Os ingredientes irão cozinhar na melhor maneira tendo mais espaço. E você poderá mexer melhor! Quer fazer alguns bifes rapidamente e colocá-los todos na mesma panela? Vai acontecer que você vai ter dificuldade para vira-los, então por medo de queimá-los irá reduzir o fogo e ao invés de dourar soltarão tanta água que no final parecerão solas de sapatos!

Ferver ao invés de cozinhar a vapor
Sabemos que colocando uma panela de água sobre o fogo, deixar ferver e depois jogar os legumes é mais rápido do que cozinhá-los, mas vão perder todas as vitaminas contidas! Você notou que a água assume a cor dos vegetais que você cozinhou? Isto porque todos os elementos são importantes para ser dispersados. Use uma panela a vapor ou uma cesta de bambu, tanto usados na culinária oriental!

Comentários