ALIMENTOS E PRAZOS: COMO SE COMPORTAR



A questão é simples: você pode comer alimentos vencidos? A resposta varia de acordo com o tipo de alimento. Em alguns casos não há problemas, em outros casos poderemos ter riscos para nossa saúde.

Arroz, massas e farinha
Arroz, massas e farinha, por exemplo, após essa data, perderão algumas de suas propriedades organolépticas, mas não irão fazer mal. Você apenas tem que ter cuidado para conservação: em lugar fresco e seco. O cozimento, em qualquer caso, elimina todas as bactérias. Esses alimentos devem descartados só na presença dos insetos.

Biscoitos, bolachas e produtos de panificação
Sendo secas, biscoitos e bolachas não apresentam riscos se comidos após a data de validade:  podem perder o aroma e fragrância, mas sem problemas de saúde. Apenas certifique-se das condições de armazenamento.

Frutas e legumes
A salada lavada e em saco de plásticos tem um prazo de sete dias, mas é melhor consumi-la antes, até o quinto dia, porque o risco de deterioração é alto. Quanto aos produtos frescos, você deve observar (cor da casca, estado das folhas) e avaliar caso a caso.

Leite e iogurte
Leite fresco também pode consumir um ou dois dias após o prazo (que é normalmente sete dias), o iogurte também pode ser comido uma semana após o prazo (30 dias), mas quanto mais você esperar, mais o conteúdo em fermentos lácticos diminuem.

Ovos
Os ovos têm um prazo de 28 dias, mas o conselho é antecipar-se aos vinte dias para evitar o risco de salmonelas.

Fatiados
Aqueles em bandejas duram de 30 a 60 dias. O prazo deve ser respeitado, a fim de evitar a ocorrência de bactérias.

Salmão
Neste caso, o prazo deve ser antecipado: em vez de 30-40 dias como indicado, melhor consumir em cerca dez dias antes para evitar a ocorrência de bactérias como a Listeria.

Molhos e conservas
Molhos como maionese são consumidos até a data de vencimento, porque eles têm a ingredientes de risco, como ovos. Para as conservas é melhor cumprir o prazo, também, para manter o equilíbrio dos ingredientes.

Enlatados
Dificilmente os produtos em latas se tornar não comestíveis, mesmo após a data de validade. A única precaução é para não comer o conteúdo daqueles que tenham a embalagem prejudicada e/ou amassada, porque pode esconder um buraco, e em seguida, o produto já não seria seguro.

Queijos
Para os mais curados não há problemas, até que apresentem sinais de mofos. Os frescos como queijo cottage ou Minas, no entanto, devem ser consumidos antes de sua data de validade (normalmente expirar em 25-30 dias, melhor comer 5-7 dias antes).

Sucos
O prazo deve ser respeitado o contrário poderão azedar.

Comentários