OS 12 ALIMENTOS QUE NUNCA EXPIRAM


 

Massa

A massa seca já tem uma durabilidade muito longa, geralmente 24/36 meses, mas pode ser consumida mesmo depois de anos, se bem preservada (em um local frio e seco, longe de fontes de calor).

Arroz

Para o arroz, vale o mesmo discurso feito para as massas. Se bem preservado, pode durar anos.

Farro

O farro também cai entre os alimentos de longa duração, porque se comporta exatamente como macarrão e arroz.

Cevada

A cevada seca é outro alimento que praticamente nunca expira, como macarrão, arroz.

Legumes secos

Mesmo os legumes secos, sem água, não desenvolvem carga microbiana: eles não são prováveis ​​de bactérias. A única precaução a ser adotada, se forem cozidos depois de muito tempo, é deixá-los absorver por um tempo um pouco mais longo a agua, para que se reidratem corretamente.

Atum enlatado

O atum enlatado é um alimento que já tem uma data de armazenamento muito longa. Mas mesmo após a data mostrada no pacote, ele pode ser igualmente consumido, porque permanece comestível por mais meses. Isso ocorre porque o processo de teste de atum fornece, além da esterilização, o oxigênio é completamente removido de dentro do pacote. E sem oxigênio as bactérias não podem proliferar.

Sal

O sal é um conservante natural. Se você pensar bem, nossos ancestrais já o usaram para manter alimentos muito perecíveis, como carne. Praticamente não tem data de validade.

Açúcar

O açúcar também é um conservante natural e tem a mesma habilidade higroscópica do sal, ou seja, a capacidade de eliminar a água dos alimentos.

Café

O café moído tem um prazo de cerca de dois anos. Mas, se preservado corretamente na embalagem original, ele não pode ser usada até um ano após a data de validade.

Vinagre

O vinagre nunca expira substancialmente porque é um líquido ácido que surge da ação de algumas bactérias que, por sua vez, não permitem que nenhuma outra bactéria se multiplique.

Mel

Não é apenas um açúcar - e, portanto, tem essa característica conservadora do açúcar granulado - mas o mel também é rico em substâncias antibióticas naturais, que são boas para o corpo humano, mas também impedem a proliferação bacteriana.

O chocolate preto

O chocolate preto ou amargo é um alimento não perecível se preservado corretamente. Também pode ser comido depois de anos.

Licores

Você já notou que licores ou espíritos não têm data de validade? Isso ocorre porque o álcool é um conservante natural e não expira.

 

Fonte: La Cucina Italiana - 24 de setembro de 2022

Comentários